Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Programa falso se passa por instalador de apps de Android no Windows

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 27 de Dezembro de 2021 às 18h02

Link copiado!

Reprodução/Microsoft Store
Reprodução/Microsoft Store

Um programa inserido na Microsoft Store tenta se passar pelo popular WSATools, utilitário para instalar APKs do Android no Windows 11. O software fez bastante sucesso nos últimos dois meses, mas foi removido da loja oficial da Microsoft e retornou neta segunda-feira (27). Esse período fora foi tempo suficiente para alguém pegar carona no sucesso e tentar obter downloads de outro software por usuários desatentos.

O impostor é chamado "Apk ™ Installer" e tem uma logo bem semelhante, mas foi feito por outro desenvolvedor no intuito de enganar as pessoas. Até a descrição do app foi copiada do "irmão" mais velho e famoso — o desenvolvedor até manteve o termo WSATools como forma de garantir o direcionamento de quem pesquisasse pelo app. Abaixo segue um desabafo do criador original do WSA Tools, o italiano Simone Franco:

Continua após a publicidade

Embora o WSATools estivesse fora do ar nas últimas semanas, a Microsoft decidiu liberá-lo novamente hoje, possivelmente para combater essa "solução alternativa" que tentava se passar por ele. O fato é que o programa já pode ser encontrado na busca ou por download direto, como o usuário preferir.

O WSATools realiza automaticamente um complexo método para instalar apps de Android via linhas de comando no Android Debug Bridge (adb). Ainda não está claro se o Apk ™ Installer faz essa função ou se seria apenas um programa malicioso para tentar roubar dados do usuário, mas o fato é que existe uma intenção proposital de enganar as pessoas, pois a busca pelo termo "WSATools" traz o app como resultado.

Tentativa de enganar o usuário

Esta não é uma estratégia nova: vários desenvolvedores desconhecidos costumam reproduzir descrições e até palavras-chave no nome do app para atrair as pessoas. Era possível ver também avaliações falsas e comentários fakes, provavelmente criados por robôs para dar veracidade ao golpe, que já foram retiradas.

Continua após a publicidade

Em lojas de sistemas operacionais móveis, como a App Store e a Google Play Store, é relativamente comum que tais links sejam removidos com bastante agilidade por infringir as políticas de segurança. Mas nem mesmo lojas restritivas, como a da Apple, ficam totalmente livres desse tipo de prática, como o Canaltech revelou em abril deste ano.

Se você deseja baixar o WSATools original, precisa fazer o download a partir desta página. Todos os demais repositórios podem ser apenas tentativas de golpe, instalação de vírus e outras práticas que vão prejudicar o seu dispositivo. Vale ressaltar que mesmo a ferramenta verdadeira não pode ser considerada 100% segura, afinal ela utiliza-se de brechas no Windows 11 para funcionar.

Fonte: Simone Franco