/i544853.png)
Programa falso se passa por instalador de apps de Android no Windows
Um programa inserido na Microsoft Store tenta se passar pelo popular WSATools, utilitário para instalar APKs do Android no Windows 11. O software fez bastante sucesso nos últimos dois meses, mas foi removido da loja oficial da Microsoft e retornou neta segunda-feira (27). Esse período fora foi tempo suficiente para alguém pegar carona no sucesso e tentar obter downloads de outro software por usuários desatentos.
- Quer instalar apps do Android no Windows 11? Este programa grátis promete ajudar
- Aplicativos de Android podem ser testados por mais gente no Windows 11
O impostor é chamado "Apk ™ Installer" e tem uma logo bem semelhante, mas foi feito por outro desenvolvedor no intuito de enganar as pessoas. Até a descrição do app foi copiada do "irmão" mais velho e famoso — o desenvolvedor até manteve o termo WSATools como forma de garantir o direcionamento de quem pesquisasse pelo app. Abaixo segue um desabafo do criador original do WSA Tools, o italiano Simone Franco:
🤡🤡🤡
— Simone Franco (@Simizfo) December 27, 2021
This is what you find searching for "WSATools" on the Microsoft Store. My app doesn't show up at all, it never showed up!
this is ridiculous, after all the time I spent working on this pic.twitter.com/x27iktl3dA
Embora o WSATools estivesse fora do ar nas últimas semanas, a Microsoft decidiu liberá-lo novamente hoje, possivelmente para combater essa "solução alternativa" que tentava se passar por ele. O fato é que o programa já pode ser encontrado na busca ou por download direto, como o usuário preferir.
O WSATools realiza automaticamente um complexo método para instalar apps de Android via linhas de comando no Android Debug Bridge (adb). Ainda não está claro se o Apk ™ Installer faz essa função ou se seria apenas um programa malicioso para tentar roubar dados do usuário, mas o fato é que existe uma intenção proposital de enganar as pessoas, pois a busca pelo termo "WSATools" traz o app como resultado.
Tentativa de enganar o usuário
Esta não é uma estratégia nova: vários desenvolvedores desconhecidos costumam reproduzir descrições e até palavras-chave no nome do app para atrair as pessoas. Era possível ver também avaliações falsas e comentários fakes, provavelmente criados por robôs para dar veracidade ao golpe, que já foram retiradas.

Em lojas de sistemas operacionais móveis, como a App Store e a Google Play Store, é relativamente comum que tais links sejam removidos com bastante agilidade por infringir as políticas de segurança. Mas nem mesmo lojas restritivas, como a da Apple, ficam totalmente livres desse tipo de prática, como o Canaltech revelou em abril deste ano.
Se você deseja baixar o WSATools original, precisa fazer o download a partir desta página. Todos os demais repositórios podem ser apenas tentativas de golpe, instalação de vírus e outras práticas que vão prejudicar o seu dispositivo. Vale ressaltar que mesmo a ferramenta verdadeira não pode ser considerada 100% segura, afinal ela utiliza-se de brechas no Windows 11 para funcionar.
Fonte: Simone Franco
Gostou dessa matéria?
Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.