Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Por que você não deve usar aplicativos de curtidas no Instagram

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 21 de Abril de 2024 às 10h00

Link copiado!

Montagem: Caio Carvalho/Canaltech
Montagem: Caio Carvalho/Canaltech
Tudo sobre Instagram

Alguns aplicativos oferecem curtidas rápidas para as publicações de sua conta no Instagram em troca de dinheiro ou do acesso à conta. Apesar da promessa de ajudar a viralizar o post, a medida não é exatamente segura e pode, inclusive, resultar no banimento do perfil na rede social. 

Por que evitar de aplicativos de curtidas no Instagram

O Canaltech lista três motivos principais para você não adotar a prática e recorrer a apps que prometem aumentar as curtidas ou seguidores.

Continua após a publicidade

1. É contra os termos de uso

Usar aplicativos de terceiros para adulterar as métricas no Instagram com bots vai contra as Diretrizes da Comunidade da rede social — nesse caso, a plataforma identifica a ação como uma “conta que gera atividade não autêntica”. 

Vale lembrar que qualquer violação dos termos de uso pode causar prejuízos para a conta, como a limitação do alcance e das interações no perfil. Nos casos mais graves, a rede social pode até desativar e encerrar o perfil.

2. Pode expor seus dados

O Instagram não tem controle sobre as plataformas de terceiros que acessem a sua conta, portanto não é possível descobrir o que elas vão fazer com os seus dados pessoais. Isso gera um grande risco de privacidade, pois na maioria dos casos o aplicativo de curtida tem acesso às suas credenciais e informações privadas do perfil. 

A rede informa que apps do tipo podem publicar em seu nome e até ver mensagens diretas, por exemplo. Além da exposição dos próprios dados, a medida ainda pode colocar outras pessoas próximas em risco.

3. Não traz resultados reais

Continua após a publicidade

No fim das contas, inflar as curtidas de forma artificial não vai trazer benefícios ao perfil: o Instagram pode deletar os bots que interagem com a publicação e reduzir os likes rapidamente. Além disso, essas contas não trazem nenhuma interação real capaz de projetar o perfil para alcançar uma nova audiência por lá.

Imagine o seguinte cenário: uma conta de uma empresa decide comprar curtidas e seguidores e rapidamente aumenta os números de interações. Os perfis que interagem são bots e não pessoas reais, então a empresa não recebe a interação de potenciais clientes ou pessoas interessadas no negócio — além, é claro, de perder dinheiro e correr o risco de ter a conta banida.

Usei algum app do tipo, e agora?

Se você usa alguma plataforma que promete ganhos na rede, ainda dá tempo de reverter a situação. Primeiramente, tente abrir a plataforma que você usou e pedir para excluir o seu login por lá; depois, a solução é trocar a senha do perfil no Instagram e remover o acesso dos apps de terceiros na rede da Meta