Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Ação bloqueada | Entenda porque o Instagram está limitando você

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 22 de Julho de 2023 às 10h00

Link copiado!

Montagem: Caio Carvalho/Canaltech
Montagem: Caio Carvalho/Canaltech
Tudo sobre Instagram

Você já recebeu um aviso de “Ação bloqueada” no Instagram? A rede social tem o poder de bloquear alguns recursos do seu perfil após notar que você repetiu alguns comandos em pouco tempo na plataforma.

Isso é uma tentativa do Instagram para bloquear spam, mas pode afetar usuários até mesmo quando não fazem isso de propósito. Como resultado, algumas funções da conta ficam bloqueadas temporariamente.

Por que o Instagram está limitando minhas ações?

Continua após a publicidade

Existem diversos motivos para o Instagram bloquear ações ou limitar recursos do seu perfil — alguns não necessariamente estão relacionados a spam. Entenda:

Ações repetidas

O Instagram pode limitar a sua conta se você executa o mesmo comando várias vezes: seguir muitos perfis, comentar com frequência, enviar muitas mensagens em seguida e trocar de conta pública para privada várias vezes, entre outras situações. A plataforma pode identificar uma ação como spam quando ela é repetida com frequência em pouco tempo.

Geralmente, o Instagram limita somente a ação específica nesses casos, mas ainda é possível usar outras funções da rede social sem interrupções até o momento do desbloqueio. Quando existem casos recorrentes, a plataforma pode bloquear mais recursos da conta.

Extração de dados

Usar aplicativos para extrair dados em massa viola os termos de uso do Instagram. Às vezes, você conectou a conta da rede social a um aplicativo de terceiros e nem sabia dessa função da ferramenta, mas a sua conta ficou exposta e sujeita a restrições.

Isso é muito comum com aplicativos que prometem mais curtidas e seguidores. Para evitar punições, o ideal é trocar a senha e desconectar seu perfil do Instagram dessas plataformas.

Publicação de conteúdo indevido

Continua após a publicidade

Sua conta também pode receber restrições se você publicar conteúdo que infringe os direitos autorais de uma pessoa ou do conteúdo de uma marca.

Após uma denúncia, a rede social apaga a publicação com o material indevido. No caso de reincidência, o Instagram pode limitar a capacidade de publicar fotos e vídeos na rede social e, em situações ainda mais extremas, pode desativar o perfil.

Além disso, existem restrições aplicadas a conteúdos que violam as Diretrizes da Comunidade.

O que fazer para desbloquear a conta?

Continua após a publicidade

Se a sua conta foi limitada por repetir alguma ação específica, a solução é esperar: como se trata de um bloqueio temporário, o Instagram pode voltar ao normal após um período. Tente esperar alguns dias e verifique se a situação normalizou.

Quando o bloqueio expira, mas as funções ainda não voltam a funcionar, pode existir algum erro na plataforma. Tente desconectar a conta, atualizar o aplicativo ou limpar o cache do Instagram no celular.

Caso o problema envolva uma publicação, você pode descobrir se algum conteúdo do perfil violou as diretrizes na tela de status da conta:

  1. Abra o Instagram no celular;
  2. Acesse o perfil;
  3. Toque no ícone de três barras;
  4. Pressione “Configurações”;
  5. Desça a tela e toque em “Status da conta”;
  6. Verifique se a situação está regular.
Continua após a publicidade

Por fim, se você não consegue entrar na rede de fotos e vídeos da Meta de jeito nenhum, pode conferir algumas alternativas para resolver o problema. Também vale conferir quais foram os últimos acessos em sua conta do Instagram para ter certeza de que não houve nenhum a uso indevido.