Por que comprar inscritos no YouTube é ruim? | Engajamento falso

Por que comprar inscritos no YouTube é ruim? | Engajamento falso

Por Kris Gaiato | Editado por Guadalupe Carniel | 17 de Maio de 2022 às 21h30
SAM-RIZ44/Unsplash

Se você pensa em comprar inscritos no Youtube, saiba que essa estratégia pode custar caro. Apesar dos perigos de pegar o atalho, muitos criadores de conteúdo optam pelo caminho mais rápido. Afinal de contas, por que não facilitar o sucesso? Em muitos casos, a intenção é dar um pequeno impulso à conta. Infelizmente, o tiro sai pela culatra.

Aliás, esse fenômeno acontece não apenas no Youtube, mas em redes sociais como Instagram e Twitter. Para cada plataforma, há consequências específicas, relacionadas aos seus termos de uso e às suas políticas.

A plataforma de vídeos proíbe qualquer método que aumente artificialmente os números e o desempenho do canal. Isso inclui, claro, a compra de inscritos. Canais que crescem subitamente chamam a atenção e, em uma eventual análise, são derrubados se houver alguma violação das regras.

O seu canal pode ficar abaixo do radar, mas isso é improvável. O site é conhecido por ser bastante rígido. Mas, ainda que você não seja flagrado, comprar inscritos no Youtube não é indicado.

Como comprar inscritos no Youtube pode arruinar seu canal

Assim como em outras plataformas, a compra de inscritos gera uma falsa sensação de crescimento. Isso porque os números são compostos por contas fantasmas que, naturalmente, não afetarão o engajamento do canal.

Essa vantagem, contudo, pode desbloquear recursos da plataforma que dependem do número de inscritos. Apesar disso, o engajamento não será afetado positivamente. Portanto, se você pretende monetizar o canal e atrair a atenção de marcas, pegue o caminho mais longo.

Afinal de contas, não é difícil identificar quando o criador opta por soluções artificiais: basta comparar a quantidade de inscritos com a quantidade de curtidas e comentários no vídeo. Se essas métricas estiverem muito distantes, você pode perder parcerias com muitas marcas.

Infelizmente, essa não é a única dificuldade que você terá. Muitos usuários têm um olhar apurado para essas informações. E, como essa prática não é bem vista, o canal pode perder não apenas dinheiro, mas inscritos em potencial.

Comprar inscritos no Youtube pode arruinar as chances de ter um canal de sucesso (Imagem: NordWood Themes via Unsplash/Reprodução)

O Youtube descobriu que comprei inscritos: e agora?

Uma vez que as contas falsas sejam identificadas, elas serão removidas e, como consequência da violação, o criador terá o canal encerrado e removido do Youtube. Se esse for o primeiro deslize do criador, ele provavelmente receberá apenas um alerta via e-mail.

O usuário que acumular três avisos no período de 90 dias tem mais chances de perder seu canal definitivamente. Em casos mais graves, ele ficará impedido de criar um novo canal e produzir qualquer tipo de conteúdo na plataforma. Nessa hipótese, não há muito o que fazer: o criador terá que migrar para uma plataforma concorrente.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.