Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Cansou do YouTube? Conheça 5 alternativas gratuitas

Por| Editado por Bruno Salutes | 28 de Agosto de 2021 às 21h00

Link copiado!

André Magalhães/Canaltech
André Magalhães/Canaltech
Tudo sobre YouTube

É difícil pensar em vídeos na internet sem considerar o YouTube (Android | iOS). A duradoura plataforma é a opção mais popular para assistir a vídeos sob demanda, com grande variação de temas, criadores e comunidade ativa.

Caso queira deixar o YouTube de lado, mas ainda queira assistir a vídeos, existem outras plataformas que fazem essa função. Não vão disponibilizar um catálogo tão extenso como a ferramenta do Google, porém compensam com funcionalidades e formatos diferentes. Veja, a seguir, cinco alternativas para ver vídeos sob demanda no celular!

1. Vimeo

Continua após a publicidade

O Vimeo é muito utilizado para projetos empresariais e criações artísticas. É uma plataforma interessante para publicar conteúdo original como peças publicitárias, curtas-metragens ou longas-metragens. A criação de uma conta é gratuita e disponibiliza um limite de 5 GB para carregar seus vídeos.

Como uma plataforma de vídeos, algumas características são muito parecidas com o YouTube. Os canais funcionam como perfis de redes sociais, com a opção de seguir criadores preferidos ou fazer a busca por temas. Pelo app, é possível fazer o download de vídeos para reprodução offline.

Continua após a publicidade

Apesar de ser muito útil para quem deseja apenas assistir aos vídeos, o Vimeo é indicado para quem produz os conteúdos. O aplicativo da plataforma disponibiliza recursos de edição e traz uma aba de fácil acesso com estatísticas sobre audiência.

2. Facebook

Continua após a publicidade

O Facebook possui a sua própria plataforma de vídeos, chamada Facebook Watch. A categoria é destacada no app da rede social, com um acervo de vídeos gratuitos sob demanda e acesso às transmissões ao vivo.

A interface do Facebook Watch traz vídeos em alta na rede social e organiza os temas e categorias em abas. É possível, por exemplo, escolher por vídeos de um determinado assunto ou filtrar pelas publicações mais recentes feitas por páginas curtidas, além de conferir quais transmissões estão sendo feitas no momento.

Os vídeos podem receber as mesmas interações de outras publicações na rede social, com opção para compartilhamento, comentários e reações. O Facebook Watch também pode ser transmitido para Smart TVs ou dispositivos como Amazon Fire TV, Apple TV e Chromecast.

Continua após a publicidade

3. Dailymotion

O Dailymotion é uma plataforma de vídeos gratuita em estilo similar ao YouTube. Os vídeos são publicados em canais, possuem duração variada e a tela principal traz sugestões em diferentes categorias, como entretenimento, música, notícias e esportes.

Continua após a publicidade

A plataforma é muito utilizada por emissoras, marcas, veículos de comunicação e produtoras de conteúdo para disponibilizarem seus vídeos. Dessa forma, consegue ter um catálogo mais amplo e atualizado. O DailyMotion consegue ser usado para acompanhar entrevistas, assistir a clipes e conferir as notícias diárias, por exemplo.

Ao considerar os recursos do aplicativo, o Dailymotion também traz funcionalidades interessantes. É possível fazer o download de videos, salvá-los para assistir mais tarde e utilizar o Picture-In-Picture, que mantém a reprodução do vídeo em uma miniatura enquanto utiliza outros aplicativos.

4. Instagram

Continua após a publicidade

O Instagram possui espaço para a publicação de vídeos sob demanda, com uma aba direcionada apenas a esse tipo de conteúdo. O primeiro grande lançamento da rede social nesse sentido foi o IGTV, inicialmente lançado como um aplicativo próprio em 2018. Em 2020, a empresa também disponibilizou para a comunidade o recurso Reels.

O IGTV foi lançado com o intuito de comportar vídeos mais longos e filmados no modo paisagem. A duração podia ultrapassar um minuto, limite estipulado para os vídeos no feed. Após algumas mudanças, todos os vídeos no formato são armazenados na mesma aba em um perfil na rede social.

Continua após a publicidade

Há também o Reels, uma resposta do Instagram ao TikTok. Com configurações muito parecidas à concorrente, permite a publicação de vídeos curtos, com até 60 segundos de duração, e são disponibilizados em uma área própria na tela principal do aplicativo.

5. TikTok

O sucesso do TikTok foi tão notável que o próprio YouTube decidiu lançar sua plataforma de vídeos curtos, chamada Shorts. A rede social é fonte de muitas novas tendências, paradas musicais, vídeos virais e desafios. Portanto, vale a sua atenção para assistir a vídeos.

Continua após a publicidade

Os videos no TikTok podem chegar a três minutos de duração. Na aba "Para você", exibida na página inicial, o algoritmo da rede social traz vídeos populares que vão de encontro aos seus conteúdos favoritos e interações. Com reprodução automática, a plataforma consegue prender a atenção de espectadores.

Além de assistir aos vídeos, o TikTok também traz diversos recursos para quem quer criar o próprio conteúdo. É possível utilizar diferentes ferramentas de edição, músicas, filtros e efeitos para participar dos desafios constantemente publicados na rede.

Qual sua plataforma favorita? Comente!