Pix está fora do ar? Usuários relatam problemas nesta quinta (13)
Por Bruno De Blasi | •

O Pix apresentou problemas na manhã desta quinta-feira (13), segundo relatos de usuários publicados em redes sociais. As falhas também foram confirmadas em testes feitos pelo Canaltech em aplicativos de diversos bancos. Em nota, o Banco Central (BC) disse que o incidente já foi resolvido.
- Itaú, BTG e mais bancos liberam o Pix na Carteira do Google; veja como usar
- Como usar o Pix na Carteira do Google? App tem pagamento por aproximação e mais
Segundo a plataforma colaborativa Downdetector, as notificações sobre problemas começaram a ser enviadas por volta de 8h30 e alcançaram o pico às 8h46. Também há um pico de relatos relacionados ao Pix nas páginas das instituições financeiras.
Além disso, o Google Trends, que mostra tendências do buscador, apontou um aumento no interesse dos seguintes termos na última hora: “pix está fora do ar”, “pix problemas hoje”, “pix instabilidade hoje”, “pix com instabilidade” e “pix está fora do ar hoje”. A plataforma foi acessada pela reportagem às 9h.
A instabilidade também foi notada em nossos testes. Ao tentar transferir dinheiro pelo Banco do Brasil, Bradesco, BTG Pactual, Caixa, Mercado Pago, Inter, Itaú e Santander, os aplicativos apresentaram erro ao carregar informações do Pix, como os detalhes das chaves.
Contudo, pelo Nubank, conseguimos fazer transferências normalmente de uma instituição financeira para outra.
A falha, conforme apurou o Canaltech, está relacionada ao Pix, que é mantido pelo BC, e não aos sistemas das instituições financeiras.
Também há relatos de problemas publicados no X (ex-Twitter). Veja:
Segundo problema em fevereiro
Esta é a segunda instabilidade do Pix em fevereiro. Na sexta-feira (7), o sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central (BC) também apresentou uma falha que atingiu inúmeras instituições financeiras.
Na ocasião, o BC informou que "alguns participantes enfrentaram dificuldades de acesso aos sistemas do BC por conta de problemas na Rede do Sistema Financeiro Nacional". Contudo, a autoridade monetária não detalhou o que ocasionou o incidente.
No ano passado, em outubro, o Pix também passou por uma intermitência que impediu o uso da plataforma.
O que diz o Banco Central?
Procurado pela reportagem, o Banco Central reconheceu a falha e disse que o problema já foi normalizado. Veja o posicionamento na íntegra:
"Na manhã desta quinta-feira (13/2), o Banco Central identificou e tomou medidas para resolver um problema no mecanismo de consulta às chaves do Pix. Isso causou uma instabilidade momentânea no sistema. O problema foi resolvido e o sistema funciona normalmente."
Os detalhes sobre as causas do problema, no entanto, são desconhecidos.
Confira outras matérias do Canaltech:
- 8 golpes de Pix para ficar atento em 2025
- Quais são os principais “golpes do Pix” e o que fazer para evitá-los
- Golpes do Pix: prejuízo médio das vítimas é maior que um salário mínimo
Pagar com Pix pelo NFC do Celular é Seguro? Como Funciona? Veja os detalhes no vídeo a seguir: