Photoshop x Lightroom: Qual é melhor para edição de fotos?

Por Wagner Wakka | 01 de Setembro de 2020 às 08h54
Wagner Wakka/Canaltech
Tudo sobre

Adobe

Saiba tudo sobre Adobe

Ver mais

Quem trabalha ou quer começar a trabalhar com fotografia já pode ter ouvido sobre os dois principais programas da Adobe no setor: o Photoshop e o Lightroom. Ambos contam com ferramentas muito parecidas e podem ser usados no tratamento de imagens, o que levanta a questão: qual a diferença entre eles?

Os dois apps fazem parte do programa da Criative Cloud da Adobe e podem ser comprados em um pacote só voltado para fotografia. A primeira coisa para se ter em mente é que o Photoshop é um app mais generalista, enquanto o Lightroom é mais específico. Assim, é possível que você consiga fazer grande parte das coisas que faria com o Lightroom usando o Photoshop, mas não o contrário.

Com isso em mente, vamos às especificidades de cada um dos programas.

Photoshop

Photoshop permite usar textos (Foto: Wagenr Wakka/canaltech)

Comecemos do todo e depois para a parte. Como um programa generalista, o Photoshop oferece mais ferramentas que os demais. Isso quer dizer que você pode fazer muita coisa com ele, como editar imagens, produzir artes, diagramar textos e até fazer GIFs.

Contudo, como toda ferramenta generalista, embora faça essas ações, não será a mais rápida e eficaz para uso específico. Assim, você deve optar por usar o Photoshop para fotos quando tiver apenas uma ou duas imagens para modificar.

Ainda, prefira ele para fazer modificações mais profundas, como criar uma arte, apagar um objeto da foto, criar um efeito de luz, adicionar texto e fazer colagens. Como uma ferramenta mais generalista, ele também oferece opções para fontes e composição com textos, algo que o Lightroom não poderia criar.

Contudo, como também conta com mais ferramentas que o Lightroom, o Photoshop também é mais pesado. Isso quer dizer que você não consegue trabalhar com muitas fotos nele ao mesmo tempo (por muitas, entenda mais do que dezenas). Assim, se você precisar editar um conjunto de fotos muito, mas muito grande, vai demorar bem mais.

Lightroom

Lightroom é recomendável quando for necessário editar várias imagens (Foto: Wagner Wakka/Canaltech)

Como ferramenta com foco em fotografia, o Lightroom tem uma série de vantagens para quando você precisa fazer edições de imagem. Veja bem, o importante é ter em mente que ele é uma ferramenta boa para trabalhar com fotos já produzidas. Assim, não use para criar um desenho ou arte do zero, preferindo para este caso o Photoshop (ou até o Illustrator).

O Lightroom é indicado mesmo para edição de um pacote grande de imagens. Se você é um fotógrafo profissional, provavelmente, vai tirar mais de uma centena de fotos em um mesmo ensaio e precisa de agilidade para conseguir editar todas.

O que este programa faz é deixar as principais ferramentas como correção de cor, corte de tamanho, retirada de olho vermelho e outros ajustes a um clique de distância. Além disso, ao criar uma sequência de fotos, também permite fazer as edições como muito mais agilidade.

Outra especificidade do Lightroom são as correções automáticas. No caso de cor e balanço de iluminação, o próprio programa usa sistema de inteligência artificial para oferecer sugestões e agilizar o processo, por exemplo, para usar em publicações online.

Preciso dos dois? Pacote sai mais barato

Em resumo, é importante usar o Photoshop para fazer modificações mais profundas, artes e colagens, optando pelo Lightroom para fazer edições menores para em um grupo grande de fotos em sequência.

O conjunto das duas ferramentas abrange basicamente tudo que você pode querer fazer com edição de fotos, funcionado como um bom complemento um do outro.

Você pode até não precisar de ambos programas, mas vale muito a pena ter os dois no seu PC. Isso porque só o Photoshop custa R$ 90 por mês, sendo que o pacote junto ao Lightroom sai por R$ 43 por mês. Ou seja, você leva os dois programas pagando menos.

Vale lembrar que é possível usar o Photoshop e o Lightroom de graça por 30 dias em caráter de testes.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.