Como fazer GIF animado no Photoshop

Por Wagner Wakka | 21 de Agosto de 2020 às 12h48
Wagner Wakka/Canaltech
Tudo sobre

Adobe

Saiba tudo sobre Adobe

Ver mais

Atualmente, uma das formas mais simples de se colocar um vídeo curto em qualquer post de rede social e até blog é fazendo um GIF. O formato permite reduzir bastante o tamanho (assim como a qualidade) de um vídeo e que você suba sem tornar uma página muito pesada para carregar.

Existem diferentes formas de se fazer um isso, e uma delas é usando o Adobe Photoshop. Tenha em mente que a ferramenta é boa para fazer GIFs somente quando você tem uma sequência de fotos e quer transformá-la em uma pequena animação divertida. Caso você já tenha um vídeo em outro formato e queira convertê-lo em um GIF, não é recomendável usar o Photoshop.

Feito de movimento com o controle do PS4 (Foto: Wagner Wakka/Canaltech

Como fazer? 

Antes de começar, é preciso que você tenha a sequência de fotos que você quer transformar em um GIF. No exemplo deste tutorial, usamos um controle de PlayStation 4, sendo rotacionado e fotografado aos poucos, para dar o efeito de que está girando.

Passo 1: Após baixar e instalar o Photoshop, abra-o e crie várias camadas com cada uma das fotos que você fez. Repare que, se você arrastar todas de uma vez, o Photoshop vai abrir um projeto em separado. Portanto, o modo mais fácil é arrastar uma foto por uma para criar as camadas como na foto abaixo.

Foto: Wagner Wakka/Canaltech

Passo 2: Clique no botão parecido com um pincel no lado esquerdo. Ele vai revelar na parte inferior, chamado timeline. É com ela que a gente vai criar a sequência de fotos.

Passo 3: Clique nos traços no canto superior direito desta timeline. Depois, busque a opção fazer quadros com as camadas. Pronto, agora você tem todas as fotos em sequência.

Foto: Wagner Wakka/Canaltech

Passo 4: Ajuste as posições e velocidades de cada quadro. Por exemplo, se uma foto está fora de ordem, basta arrastar para a posição correta. Ainda, escolha a velocidade que você gostaria que cada foto fique estática antes de passar para outra.

Foto: Wagner Wakka/Canaltech

Passo 5: Salvar. Para exportar as fotos como uma sequência em GIF vá em Arquivo e procure por Salvar para Web.

Foto: Wagner Wakka/Canaltech

Passo 6: Escolhe a opção GIF, no menu superior. Coloque o tamanho que gostaria que a imagem ficasse no final e pronto. Agora, é só clicar em salvar que seu GIF está pronto.

Foto: Wagner Wakka/Canaltech

Vale lembrar que o Photoshop é um programa pago no pacote Adobe Creative Cloud, mas é possível também baixar gratuitamente em caráter de testes por 30 dias.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.