Publicidade

Pesquisa revela quais aplicativos mais travam no celular

Por  • Editado por  Douglas Ciriaco  | 

Compartilhe:
William Hook/Unsplash
William Hook/Unsplash

Os aplicativos Android e iPhone mais instáveis são os líderes de instalações nos celulares. Segundo uma pesquisa da Uswitch, os apps que travam com frequência, fecham sozinhos e acumulam mais reclamações dos usuários são os líderes do mercado, presentes na maioria dos celulares.

O levantamento analisou os programas com maior número de instalações e os classificaram conforme a quantidade de interrupções relatadas a cada milhão de downloads em um mês. Também foram consideradas evidencias mais tangíveis, como relatórios de erros enviados às empresas, classificações das lojas virtuais e pesquisas no Google relatando problemas.

Esse conjunto de questões permitiu montar uma listagem de aplicativos com maior incidência de problemas, relacionando-os com a sua popularidade. Ao que tudo indica, quanto mais pessoas possuem o software instalado, maior é a tendência de surgirem falhas, resultando em insatisfação generalizada — o que, aparentemente, não resulta em desinstalações.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Apps populares apresentam mais problemas

Estes são os aplicativos populares que travam com mais frequência:

  1. Facebook
  2. YouTube
  3. Twitter
  4. McDonald's
  5. Tinder
  6. Uber
  7. Discord
  8. Amazon
  9. WhatsApp
  10. Instagram
  11. Spotify
  12. Twitch
  13. Telegram
  14. Gmail
  15. Snapchat

O Facebook é o líder da lista de apps mais instáveis da lista, com classificações ruins e reclamações constantes de consumo de bateria ou falta de recursos. A rede social é acusada de ocupar muita memória nos celulares, pois realiza muitas tarefas em segundo plano, o que pode causar travamentos em celulares menos potentes.

O segundo colocado foi o YouTube, a ótima plataforma de vídeos do Google, que parece ser incontestável na web. No caso do app, no entanto, parece haver muitas reclamações quanto à estabilidade do programa e à falta de recursos quando comparado à versão web.

Na terceira posição, segundo a pesquisa, está o Twitter. Embora o app seja o rei das reclamações, relacionadas basicamente a interrupções, travamentos e recursos, o programa fica na terceira colocação por conta da métrica "milhão de downloads". A Uswitch relata ter registrado 195 problemas no iOS ou no Android para cada milhão de downloads mensais, a quantia mais alta da análise.

Apps mais estáveis

Continua após a publicidade

A metodologia da Uwitch também permitiu definir os aplicativos mais estáveis nos dois sistemas operacionais móveis. O Zoom, aplicativo de videoconferências, ganhou o título ao apresentar a menor quantidade de reclamações por milhões de downloads.

Isso teria ocorrido porque o app é pensado para atuar em conexões limitadas de internet e consumindo menos recursos, evitando travamento durante uma chamada importante. Esta deveria ser a regra para todos os serviços do mesmo nicho do Zoom, mas não é, então é mérito para a equipe de desenvolvimento do app.

Curiosamente, alguns apps populares no mundo inteiro não figuram na lista. É o caso da rede social TikTok, do site de compras chinês Shein e de streamings de vídeo como a Netflix. Não está claro se a pesquisa não os analisou ou se o índice de reclamações foi realmente mais baixo que os rivais.