Para impulsionar serviço, WhatsApp terá atalho para pagamento no chat

Para impulsionar serviço, WhatsApp terá atalho para pagamento no chat

Por Alveni Lisboa | Editado por Douglas Ciriaco | 23 de Agosto de 2021 às 14h53
Rubens Eishima/Canaltech

Embora o WhatsApp Pay seja uma realidade em boa parte do mundo desde 2020, o serviço ainda não decolou como o esperado. Aqui no Brasil, ele só foi aprovado pelo Banco Central em meados deste ano e ainda enfrenta muita desconfiança dos usuários locais — além do desconhecimento.

Agora, a companhia pretende trazer um incentivo a mais para estimular o uso dos pagamentos via bate-papo com o lançamento de um atalho. O ícone deve ficar na barra de digitação da mensagem, posicionado estrategicamente entre o Clipe (envio de anexos, mídias e documentos) e a Câmera (para tirar foto).

O novo atalho deve estimular as pessoas a conhecer o serviço (Imagem: Reprodução/WABetaInfo)

Anteriormente, era necessário localizar a opção no ícone do Clipe, o que a deixava meio perdida em meio a tantas outras mais familiares, como fotos, áudios e vídeos. Com um espaço dedicado, os pagamentos podem ficar em mais evidência para o usuário.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

No sistema antigo, o botão de pagamento fica escondido no menu de ações do bate-papo (Imagem: Captura de tela/Canaltech)

Segundo o WABetaInfo, este botão está disponível para alguns brasileiros e indianos que instalaram as versões recentes do WhatsApp beta 2.21.17, mas nos testes do Canaltech ele ainda não estava liberado. A novidade foi notada inicialmente para o WhatsApp no Android, mas também já estaria sendo disponibilizada para testadores beta no iOS.

Os países são os dois com as maiores base de usuários na plataforma, razão pela qual o Facebook pretende fazer o serviço emplacar de qualquer jeito. Na semana passada, o app já havia inserido fundos personalizados na Índia para tentar estimular o uso dos pagamentos.

Fonte: WABetaInfo [1] e [2]

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.