WhatsApp ganha um inusitado recurso de personalização para a função de pagamento
Por Alveni Lisboa • Editado por Douglas Ciriaco |
O WhatsApp lançou nesta terça-feira (17) o serviço chamado Payments Backgrounds com intuito de aprimorar a transferência de dinheiro e oferecer uma experiência mais personalizada na plataforma de bate-papo. A novidade, por enquanto disponível apenas na Índia, permitirá a definição de um plano de fundo específico para destacar o pagamento feito pelo sistema do app.
- WhatsApp expande recurso de transferências bancárias para mais brasileiros
- Brasileiros não confiam no WhatsApp Pay como forma de pagamento, aponta pesquisa
- WhatsApp Pay estreia oficialmente como novo sistema de pagamentos no Brasil
Por enquanto, há sete imagens disponibilizadas gratuitamente pelo mensageiro, com temas diversificados como aniversários, feriados e viagens. Para presentear alguém em uma data comemorativa, em vez de comprar um presente, você poderá enviar dinheiro com um fundo próprio de celebração, com um toque maior de personalidade, em especial para amigos e familiares.
A escolha da imagem é feita no momento da execução do pagamento, ao simples toque no ícone de plano de fundo. Na tela "Enviar Pagamento", é possível escolher uma das imagens na parte inferior da interface e adicionar uma nota para descrever do que se trata a transação. Além de deixar as coisas mais bonitas, esse recurso pode ajudar na organização financeira de quem usa o WhatsApp como plataforma de transferência de dinheiro, afinal será mais fácil identificar cada item pelo fundo escolhido.
Até o momento, a novidade está em fase experimental apenas no país asiático, o maior do mundo em quantidade de usuários do app de mensagens, e habilitada para usuários do app no iOS e no Android. Não há previsão oficial dos novos planos de fundo serem expandidos para outras localidades, mas isso pode ocorrer em algumas semanas, afinal é um recurso bastante simples de ser portado.
WhatsApp Pay no Brasil
O serviço de pagamentos do WhatsApp só chegou ao Brasil no início de maio deste ano, após um vagaroso processo de análise do Banco Central. As transferências entre contas bancárias não têm taxas, são feitas pelo Facebook Pay e processadas pela Cielo. Atualmente, 11 bancos participam do envio e recebimento do dinheiro, alguns apenas na bandeira Visa e outros somente na MasterCard, mas a equipe do app promete adicionar cada vez mais parceiros à lista.
Mesmo sob desconfiança de usuários, os pagamentos pelo WhatsApp crescem 78% no país até junho. Ainda não é tão popular quanto se esperava, obviamente, mas já é um avanço marcante. Muita gente ainda teme usar esse sistema por conta dos golpes aplicados na internet, mesmo com o app garantindo que as transações são seguras.
Lá na Índia, por outro lado, o serviço anda em baixa, o que provavelmente explica o fato de o WhatsApp testar o Payments Backgrounds na região. O serviço desembarcou em novembro, com apenas cinco parceiros bancários, mas agora já conta com mais de 200. Apesar disso, a participação de mercado, em comparação com outros aplicativos similares, caiu de 0,16% para 0,014%, de acordo com os últimos dados compartilhados pela National Payments Corporation of India (NPCI).
Será que os fundos personalizados de pagamento vão ajudar a reeguer o WhatsApp Pay por lá?
Fonte: Gadgets 360