Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

O que é YouTube Vanced e por que ele é considerado "nocivo" pelo Google

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 31 de Março de 2022 às 17h01

Link copiado!

Reprodução/YouTube Vanced
Reprodução/YouTube Vanced
Tudo sobre YouTube

O YouTube Vanced é um aplicativo alternativo ao YouTube disponível para Android que oferece funções extras — algumas delas, inclusive, disponíveis somente na assinatura YouTube Premium. Recheado de polêmicas devido ao uso irregular de APIs, o aplicativo teve desenvolvimento cancelado por questões legais e, recentemente, um componente dele passou a ser marcado como “nocivo” e potencialmente malicioso pelo Play Protect.

Por que o YouTube Vanced é considerado nocivo?

O componente em questão é o Vanced Manager, uma ferramenta feita para manter o app YouTube Vanced atualizado. Ele é necessário porque o programa alternativo não pode ser baixado pela Play Store, já que ele é distribuído por um site paralelo, cujo download é feito por fora da loja nativa.

Continua após a publicidade

Sem ele, o YouTube Vanced não pode receber atualizações — embora nem vá receber nenhuma, já que os desenvolvedores não trabalham mais no projeto. Além disso, com o app marcado como malicioso, usuários podem ficar receosos em manter o programa baixado no celular, acatando o conselho do antivírus nativo do Android de desinstalá-lo.

O que é YouTube Vanced?

Criado em 2019, o YouTube Vanced é uma versão customizada do aplicativo do YouTube criada por terceiros. Ele não é um programa oficial, mas consegue reproduzir os vídeos do catálogo do YouTube normalmente e com algumas vantagens pontuais, como: reprodução sem propagandas, Picture-in-Picture nativo e até exibição do número de “Não gostei”, ocultado em novembro do ano passado.

Continua após a publicidade

No meio de março, porém, o aplicativo teve o desenvolvimento e suporte encerrado por “questões legais”. Os responsáveis não deram detalhes sobre o ocorrido, mas a suspeita é que o Google tenha fechado cerco contra eles com uma ordem “Cease and desist” (“Cessar e desistir”, em tradução livre), obrigando-os a interromper o projeto, sob ameaça de uma ação judicial.

O YouTube Vanced é realmente perigoso?

Na verdade, não há certeza. O Play Protect não deixa claro o motivo que fez o Vanced Manager ser categorizado como “nocivo”, então é difícil assegurar que o aplicativo é ou não perigoso para se ter no telefone.

Continua após a publicidade

Uma das teorias levantadas por especialistas em tecnologia, como o repórter da Esper Mishaal Rahman, é que o aplicativo Vanced Manager utiliza permissões de root do Android para executar algumas tarefas, por isso seria catalogado como nocivo. O alerta enviado pelo Play Protect reforça essa teoria, já que acusa o programa de "tentar contornar as proteções de segurança do Android", aviso que é enviado somente para aplicativos com esse tipo de violação.

O que é estranho, contudo, é o tempo e a seletividade da ferramenta: nem toda versão do Vanced Manager cai no pente fino do Play Protect — somente a versão 2.6 do programa, na verdade, é a que causa o alerta. A versão mais recente do app, a de número 2.6.2, não é acusada de violar a integridade do celular.

Continua após a publicidade

Sabe-se, porém, que manter um programa sem suporte oficial pode ser algo perigoso, já que as possíveis vulnerabilidades jamais serão corrigidas pela equipe original e, por conta disso, poderão ser exploradas no futuro. Provavelmente, porém, esse não foi o motivo que fez o antivírus do Android enviar o alerta para os usuários.

Atualmente, o YouTube Vanced ainda funciona normalmente na última versão lançada, mas talvez isso não dure muito tempo — bastaria o Google implementar um novo mecanismo para carregar vídeos no YouTube ou alterar algumas APIs para o programa parar de operar como deveria.

Alternativas mais seguras

A solução mais prática para sair do YouTube Vanced e ainda ter acesso às principais vantagens do app é a assinatura YouTube Premium. O pacote da plataforma oferece recursos semelhantes, incluindo reprodução em Picture-in-Picture e zero publicidade, por R$ 20,90 ao mês.