O que é uma plataforma low-code?
Por Guilherme Haas • Editado por Douglas Ciriaco |
Plataforma low-code é uma solução de desenvolvimento de software que utiliza menos codificação manual para criar aplicativos e sistemas. Esse modelo emprega uma interface gráfica com ferramentas lógicas e recursos de arrastar e soltar que simplificam o processo de gerar códigos em diferentes linguagens de programação.
- Low-code: entenda o crescimento de um mercado que promete US$ 190 mi até 2030
- O que são as metodologias low-code e no-code?
Esse método reduz o tempo com codificação, acelera as entregas de negócios e oferece maior acessibilidade às pessoas com menor conhecimento técnico na área.
O que é low-code?
As soluções de baixo código apresentam ferramentas que eliminam a necessidade de escrever toda a programação de um sistema e permitem que códigos personalizados sejam inseridos quando necessário.
No low-code, o desenvolvimento de software é realizado através de interfaces visuais, nas quais os desenvolvedores podem arrastar e soltar componentes — como botões, formulários e caixas de texto — para gerar o código do aplicativo.
Entre as vantagens de usar uma plataforma low-code estão:
- Acessibilidade: pessoas com pouco conhecimento em codificação podem contribuir e participar de projetos;
- Flexibilidade: as plataformas oferecem soluções avançadas em diferentes linguagens de programação que ajudam inclusive desenvolvedores experientes;
- Integração: recursos de integração nas plataformas facilitam a conexão com sistemas, bancos de dados, APIs e aplicativos de terceiros;
- Agilidade: as ferramentas de geração de código dão velocidade ao desenvolvimento de softwares e aplicativos;
- Redução de custos e aumento de produtividade: as soluções low-code otimizam o tempo de programação e aceleram as entregas.
Diferença entre low-code e no-code
Vale notar que existe diferença entre plataformas low-code e no-code. A primeira é uma solução voltada principalmente para desenvolvedores que permite a criação de aplicações com pouca codificação manual.
Já o no-code elimina as informações técnicas e não há edição manual de códigos de programação. Todo o desenvolvimento nessa modalidade se dá em plataformas visuais simplificadas e intuitivas.
Quais são as plataformas low-code
Entre os exemplos de plataforma low-code no Brasil, é possível citar:
- Zeev;
- Salesforce;
- Zoho;
- Mendix;
- Appian;
- Outsystems;
- Caspio;
- AppSheet;
- FileMaker;
- BuildFire.
Essas plataformas possuem planos e soluções que atendem a diferentes necessidades.
Veja também quais são as vantagens competitivas do desenvolvimento low-code para empresas.