O que é Telegram?

photo_camera Divulgação

Telegram é um aplicativo para troca de mensagens, considerado um dos principais concorrentes do WhatsApp. Ele apresenta funções semelhantes às dos demais nomes do gênero, permitindo envio e recebimento de conteúdos em texto, vídeo, áudio e imagem por meio de um pacote de dados ou de uma conexão Wi-Fi.

Além disso, o Telegram conta com alguns recursos mais específicos que envolvem a segurança e a privacidade das mensagens. Um deles é a possibilidade de iniciar conversas secretas com qualquer usuário em sua lista de contatos — neste caso, as mensagens de áudio, vídeo, foto ou texto são automaticamente excluídas após um tempo determinado por quem criou o chat.

Telegram

Foco na segurança

Ainda na questão da segurança, o Telegram traz uma opção nativa que bloqueia o acesso ao aplicativo por meio de uma senha criada por você. Com isso, não é preciso se preocupar se alguém vai visualizar uma mensagem em seu celular de forma indevida, pois será preciso informar o código para abrir o app.

Existe ainda uma função de autodestruição da conta. Nela, seu perfil e todos os seus dados serão apagados automaticamente caso você fique sem acessar o aplicativo durante um determinado período. Lembrando que você determina esse intervalo de tempo para que aconteça a autodestruição.

Telegram

O Telegram apresenta ainda suporte para GIFs animados, integra motores de busca para pesquisa de imagens (animadas ou estáticas) diretamente no aplicativo e apresenta um sistema de citação de outros usuários durante uma conversa, ideal para ser utilizada em um grupo. O app também vai além dos simples emojis e traz uma série de adesivos que você pode usar para ilustrar uma conversa. E você pode acessar tudo isso diretamente da web, em qualquer navegador ou sistema operacional.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.