Como usar o Telegram | Guia Prático

Como usar o Telegram | Guia Prático

Por Rodrigo Folter | Editado por Bruno Salutes | 31 de Janeiro de 2022 às 14h50
Igor Almenara/Canaltech

Saiba como usar o Telegram através desse guia prático que o Canaltech preparou para vocês. O mensageiro atrai bastante usuários pela segurança que a plataforma oferece através de sua criptografia, grande customização e facilidade de uso.

Confira abaixo algumas dicas sobre como usar o Telegram, além disso, conheça um pouco sobre a origem, como o sistema funciona e as principais diferenças contra seu maior "rival", o WhatsApp.

O que é como funciona o Telegram

Antes de tudo, vamos falar sobre o que é o Telegram. O aplicativo foi criado por Pavel Durov e Nikolai Durov, o primeiro apoia o sistema financeiramente enquanto a contribuição do segundo é tecnológica e permite aos usuários utilizar o sistema em simultâneo, em diversos aparelhos, sincronizando o envio e recebimento de mensagens instantaneamente.

Também é possível criar grupos para até 200.000 pessoas, conversar com seus contatos salvos no telefone ou gerir canais para transmitir a um número ilimitado de pessoas.

Resumo de algumas funções que mostram o básico sobre como o Telegram funciona (Captura de tela: Rodrigo Folter)

O Telegram funciona através de um sistema em nuvem para que o usuário possa utilizar múltiplas plataformas simultaneamente, todas com a mesma conta. Toda mensagem é criptografada antes de ser enviada, garantindo assim a segurança da informação.

É um sistema completo, que atende tanto usuários que buscam mais segurança de seus dados e que simplesmente querem conversar com familiares e amigos, mas também para grandes empresas ou líderes, que desejam compartilhar informações para um grande número de pessoas.

Como o Telegram ganha dinheiro

O Telegram durante todos os anos de existência foi gratuito, assim como todas suas funcionalidades, mas já foi anunciado que haverão novas funções, através de um plano pago do app, introduzidas, com foco especial em empresas e comércios que precisam de outras ações no aplicativo.

Mesmo com esse plano que visa gerar lucro, Pavel Durov garantiu que o Telegram continuará com sua versão gratuita e será assim para sempre.

Como usar o Telegram

O aplicativo está disponível para ambas as plataformas, Android e iOS, mas também pode ser usada no PC através do Telegram Web ou baixando o Telegram Desktop. Veja abaixo como usar as principais ferramentas da plataforma.

Criar uma conta

O processo para criar uma conta é muito simples, acesse o aplicativo e veja abaixo. Se quiser, também é possível usar duas contas no Telegram, confira como nesse tutorial que o Canaltech preparou.

  1. Clique em “Comece a Conversar”;

  2. Coloque seu número de telefone com o código do Brasil na frente, o número “55”;

  3. Insira o código recebido por SMS;

  4. Preencha o que for pedido para terminar o processo.
Criar uma conta no Telegram é rápido e fácil (Captura de tela: Rodrigo Folter)

Criar e customizar Grupos

Os grupos no WhatsApp permite, como dito anteriormente, 200.000 membros ao máximo e, em sua criação, é gerado um link para compartilhar quando precisar, fazendo com que mais pessoas entrem.

  1. Na tela principal, clique no ícone no canto superior esquerdo para abrir o menu;

  2. Selecione “Novo grupo” na aba que aparecerá;

  3. Escolha os contatos que farão parte;

  4. Nomeie e coloque uma foto para o grupo e confirme.
Crie grupos de até 200.000 pessoas no Telegram (Captura de tela: Rodrigo Folter)

Se o que deseja é criar canais, dá uma olhada no tutorial sobre como criar um canal para fazer transmissão de conteúdo, mas se deseja customizar o grupo, basta seguir o passo a passo abaixo e ver algumas opções.

  1. Clique no nome do grupo e em seguida no lápis;

  2. Mude a foto e o nome do grupo com facilidade;

  3. Toque em “Tipo de Grupo” para mudar sua privacidade;

  4. Clique em Administradores e em seguida “Adicionar Admin”;

  5. Escolha a pessoa que deseja e controle suas permissões.
O Telegram permite grande customização dos grupos do qual administra (Captura de tela: Rodrigo Folter)

Envio de arquivo

O Telegram permite envio de arquivos de até 2 GB, ótimo para compartilhamento de longos vídeos ou arquivos muito pesados, como projetos e apresentações. Confira abaixo como é o envio de arquivo no Telegram.

  1. Clique no Clips ao lado da barra de mensagens ou no ícone de microfone para enviar áudio;

  2. Quando acessa o clips, uma janela abre permitindo que envie as últimas fotos tiradas com o aparelho ou tirar uma nova;

  3. Abaixo é possível selecionar outros tipos de arquivo para enviar, inclusive criar enquetes.
Envie diversos tipos de arquivo de até 2 GB pelo Telegram (Captura de tela: Rodrigo Folter)

Diferenças do Telegram para o WhatsApp

Por utilizar a sincronização em nuvem, o Telegram é muito mais rápido e já pode ser usado simultaneamente em múltiplos aparelhos, enquanto o WhatsApp está na fase Beta. Talvez você já tenha percebido alguma demora no carregamento enquanto usa pelo navegador e celular.

Duas outras grandes diferenças já foram ditas anteriormente: a diferença gritante na quantidade de pessoas nos grupos, 200.000 para o Telegram e 256 no WhatsApp, além do tamanho de arquivo que pode ser enviado, somente 10 MB para WhatsApp e 2 GB para Telegram.

Telegram e WhatsApp servem a finalidades iguais, mas com algumas diferenças no que é possível de se fazer (Montagem: Canaltech)

Pronto! Agora você já tem um belo direcionamento do que é possível fazer com o Telegram, além de conhecer um pouco sobre quem o criou e os planos de monetização futura.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.