O que é roaming no WhatsApp?

O que é roaming no WhatsApp?

Por Caio Carvalho | Editado por Guadalupe Carniel | 02 de Junho de 2022 às 23h30
Daria Nepriakhina/Unsplash. Montagem: Canaltech

Roaming no WhatsApp é um recurso que usa os mesmos princípios do roaming tradicional, permitindo que você continue usando o aplicativo (e o celular como um todo) conectado à internet mesmo quando estiver fora da área de cobertura da sua operadora.

O roaming é mais usado quando você está em uma cidade ou país em que a operadora de telefonia móvel não oferece sinal para o seu DDD. Por isso, o celular utiliza uma rede secundária. Conheça mais informações sobre a tecnologia, o que é roaming no WhatsApp e como impedir que o mensageiro baixe arquivos automaticamente.

O que é roaming

Roaming é o nome dado para quando um número de celular é ativado fora da área de cobertura da operadora. Essa ativação acontece por meio de uma segunda rede, que não é da sua operadora, e assim garantir que o seu celular continue funcionando com sinal, seja para acessar a internet ou receber e fazer ligações.

O roaming pode ser ativado tanto localmente aqui no Brasil quanto em outro país. Vai depender se a sua operadora disponibiliza cobertura de rede e planos compatíveis, uma vez que, na maioria dos casos, você precisa comprar um pacote avulso de dados para usar o telefone fora da área de cobertura.

O que é roaming no WhatsApp: recurso permite usar mensageiro em outros países (Imagem: Mourizal Zativa/Unsplash)

O que é roaming no WhatsApp

O Roaming no WhatsApp segue as mesmas características, uma vez que se trata de uma tecnologia global e que não é exclusiva do mensageiro.

Toda vez que você estiver fora do país (ou da área de cobertura da sua operadora) e for usar o WhatsApp, a operadora pega emprestada a infraestrutura da operadora local. Você talvez não note nenhuma diferença, mas nos bastidores os dados de internet do seu celular e do WhatsApp passam a funcionar em roaming. E isso sem a necessidade de trocar o chip.

Como desativar o roaming no WhatsApp

Por padrão, não tem como desativar o roaming diretamente no WhatsApp. Isso precisa ser feito nas configurações do sistema operacional do celular.

Entretanto, o aplicativo de mensagens tem uma função que bloqueia o download automático de mídia e outros conteúdos enquanto o seu telefone estiver em roaming. Por enquanto, somente aparelhos Android possuem o recurso.

  1. Abra o aplicativo do WhatsApp no Android;

  2. Acesse a aba “Configurações” e vá em “Armazenamento e dados”;

  3. Em “Download automático de mídia”, toque na opção “Em roaming”;

  4. Desmarque todos os itens da lista;

  5. Toque em “OK" para concluir.
Desativar o roaming no WhatsApp ajuda a economizar dados do plano de celular (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Para desativar o download automático de arquivos no iPhone (iOS), você segue o mesmo caminho até chegar em “Armazenamento e dados”. Contudo, é necessário abrir cada uma das opções de mídia (fotos, áudio, vídeos, documentos) e marcar “Nunca” ou “Wi-Fi”. Assim, o WhatsApp não baixará nenhum conteúdo enquanto estiver conectado a uma rede móvel.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.