Para que serve o QR Code do WhatsApp?

Para que serve o QR Code do WhatsApp?

Por André Lourenti Magalhães | Editado por Bruno Salutes | 16 de Maio de 2022 às 16h20
(Captura de tela: André Magalhães)

Você já se perguntou para que serve o QR Code do WhatsApp? Enquanto o acesso ao WhatsApp Web é um uso muito popular, o aplicativo de mensagens ainda usa o escaneamento de código para compartilhar e facilitar o acesso a contatos na plataforma.

Portanto, existem duas funções principais do QR Code: login no WhatsApp Web e um “cartão de visitas” para compartilhamento rápido do seu contato. Para saber mais sobre cada função e como utilizá-la, confira as informações a seguir!

Para que serve o QR Code do WhatsApp?

1. Acesso ao WhatsApp Web ou WhatsApp para desktop

Se você já utilizou o WhatsApp Web ou a versão para desktop do mensageiro, já precisou escanear um QR Code da plataforma. O WhatsApp utiliza esse código como forma de validação do seu login em diferentes dispositivos: basta apenas apontar a câmera para o código para carregar conversas e permitir a troca de mensagens por um computador.

O QR Code do WhatsApp pode ser usado para acessar o mensageiro na versão Web (Captura de tela: André Magalhães)

O uso do QR Code é necessário para autorizar apenas o primeiro acesso ao WhatsApp Web um dispositivo. É possível conectar sua conta em até 4 locais diferentes, com a possibilidade de desconectar seu acesso a partir do celular.

2. Adicionar contatos

Através de um QR Code, você pode compartilhar o seu contato ou adicionar contatos rapidamente no WhatsApp. Cada perfil possui um código próprio que, ao escaneado, abre uma janela de conversa e exibe os dados do perfil, como o número e a foto.

Use o QR Code para compartilhar seu contato no WhatsApp (Captura de tela: André Magalhães)

Para acessar o seu código ou escanear o QR Code de alguém, basta abrir as configurações do WhatsApp e tocar no ícone ao lado de sua foto de perfil. Duas abas são exibidas: uma com o atalho para o seu contato e outra para escanear com a câmera. É recomendável compartilhar seu QR Code apenas com pessoas de confiança, tendo em vista que a mesma imagem pode ser repassada em outras conversas e grupos.

Se considerar necessário, o WhatsApp também permite redefinir o seu QR Code. Ao excluir a sua conta da plataforma, o código também é removido.

3. Adicionar contato e personalizar mensagem no WhatsApp Business

Um uso muito popular do QR Code para contatos é com o WhatsApp Business. Afinal, é uma alternativa rápida para que as pessoas encontrem o perfil profissional e entrem em contato rapidamente. Nesse caso, ainda há uma camada extra de personalização: além do próprio código, é possível inserir uma mensagem padrão para iniciar as conversas.

Para criar o seu texto introdutório, é necessário abrir o WhatsApp Business, acessar a tela do QR Code e ativar a opção “Mensagens”. Em seguida, você poderá escrever o conteúdo, com até 140 caracteres.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.