Como desativar o download automático de fotos e vídeos no WhatsApp do iPhone

Como desativar o download automático de fotos e vídeos no WhatsApp do iPhone

Por Thiago Furquim | Editado por Bruno Salutes | 08 de Novembro de 2021 às 17h00
Divulgação/Thomas Ulrich/Pixabay

O WhatsApp disponibiliza de forma automática a função de download de fotos, vídeos, áudios e documentos enviados por outros usuários em conversas, ainda que você esteja conectado nos dados móveis. Embora seja prático, o app pode rapidamente acumular arquivos e consumir bastante espaço de armazenamento interno — além de reduzir sua franquia de internet.

Como impedir que o WhatsApp baixe arquivos automaticamente

As configurações do WhatsApp no iPhone permite que você ajuste as configurações de download automático de arquivos de mídia. É possível optar pela conexão de internet disponível, Wi-Fi, roaming ou dados móveis, ou impedir que sejam baixados pelo app para tornar a tarefa manual. Veja, abaixo, como configurá-lo.

Abra as configurações do WhatsApp

Na aba inferior do WhatsApp, toque em "Configurações". Em seguida, toque na opção "Armazenamento e dados".

Entre nas configurações e na seção de ajustes de armazenamento e dados móveis - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Toque em cada opção de mídia e bloqueie o download automático

Na seção "Download automático de mídia", note a lista de arquivos baixados pelo WhatsApp: fotos, áudios, vídeos e documentos. Entre em cada um e selecione a opção "Nunca" para desativar o download automático ou, caso queira apenas economizar dados móveis, escolha a opção Wi-Fi.

Escolha a opção indicada para impedir o download automático de mídia - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Se arrependeu da escolha e quer ajustá-los como era antes? Toque na opção "Redefinir configurações de download automático".

Retorne às configurações facilmente nos ajustes de armazenamento do WhatsApp - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Prático, não é mesmo?

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.