O que é cashback? Conheça apps mais conhecidos que devolvem dinheiro de compras

Por André Lourenti Magalhães | 02 de Agosto de 2020 às 21h00
pexels

O cashback é uma prática que está tornando-se cada vez mais comuns em sites de e-commerce no Brasil. É um modelo de negócio que consiste em utilizar uma plataforma, aplicativo de pagamentos ou site específico para fazer uma compra e receber de volta uma parte do dinheiro gasto. Seu nome vem do inglês, significando "dinheiro de volta", em tradução livre.

Por exemplo: em uma compra de produto que possui 5% de cashback, o consumidor receberá de volta 5% do valor, resgatado em uma carteira digital ou em saldo dentro da loja. A prática foi tão popularizada entre consumidores brasileiros que certas lojas de varejo, como as pertencentes ao grupo B2W, possuem a própria plataforma de cashback. Além disso, aplicativos de pagamento instantâneo também trazem esse tipo de recurso para seus clientes.

É importante diferenciar cashback de desconto: o desconto é aplicado no valor final, enquanto a primeira opção retorna uma quantia referente ao valor total. Confira, abaixo, algumas das principais opções para quem procura por cashback!

1. Ame Digital (Android | iOS)

Ame Digital facilita pagamentos em populares redes de varejo (Foto: Divulgação)

O Ame Digital é um aplicativo de pagamentos voltado para redes de varejo da rede B2W, como Americanas, Submarino e Magazine Luiza. O usuário pode inserir dinheiro na carteira virtual comcartão de crédito, boleto ou transferência bancária. Os pagamentos podem ser feitos através de um QR Code, e o cashback é contabilizado no saldo do app.

2. PicPay (Android | iOS)

PicPay traz cashback em diferentes promoções (Foto: Reprodução/André Magalhães)

O PicPay é um aplicativo de pagamentos instantâneos entre usuários ou determinados serviços. Ainda que o cashback não seja garantido em toda transação, oferece promoções semanais com o benefício. Estudantes universitários possuem cashback de 10% para quem se inscreve na ContaUni, voltada para graduandos. O saldo do PicPay, com o dinheiro retornado incluso, pode ser sacado em caixa eletrônico ou transferido para conta bancária.

3. Méliuz (Android | iOS)

Méliuz possui uma extensa lista de lojas parceiras (Foto: Reprodução/André Magalhães)

Uma das mais populares plataformas de cashback do Brasil, o Méliuz possui parceria com mais de 1600 lojas em todo o país - físicas e online. Além do cashback, oferece cupons de desconto e informa ofertas exclusivas aos consumidores. A partir de R$20 em saldo, o aplicativo possibilita o resgate via transferência bancária.

4. Beblue (Android | iOS)

Beblue é boa opção para estabelecimentos locais (Foto: Reprodução/André Magalhães)

O Beblue opera com cashback em um formato diferente, mais voltado para lojas físicas. Em estabelecimentos que utilizem máquinas da empresa, o cliente informa o CPF e realiza o pagamento, recebendo o cashback no aplicativo. Para conferir a lista de estabelecimentos disponíveis em sua cidade, clique nesse link.

Sua opção preferida está na lista? Comente!

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.