Quer desapegar? Confira 5 aplicativos para vender coisas usadas
Por André Lourenti Magalhães • Editado por Bruno Salutes |
Desapegar de alguns itens em sua casa tem diversas vantagens: pode gerar um dinheiro a mais no final do mês, ajuda a renovar o espaço e evita descartes desnecessários de produtos em bom estado. A compra e venda de itens usados na internet é uma prática comum, com diversos apps gratuitos que facilitam essa tarefa.
- Como usar a loja do Instagram para fazer compras online
- Aprenda a fazer compras online de forma segura
Além de funcionarem como uma plataforma de divulgação dos produtos usados, alguns apps auxiliam com todo o processo de pagamento e envio das mercadorias. Dessa forma, você consegue vender itens usados sem muitas complicações e em pouco tempo. O Canaltech separou algumas plataformas interessantes para isso. Veja quais!
1. Enjoei
A plataforma Enjoei foi criada como uma espécie de brechó virtual. Qualquer conta cadastrada automaticamente também cria uma loja virtual própria, utilizada para vender e desapegar de roupas, itens de decoração, calçados e muitas outras opções. Em seguida, basta preencher com as informações do seu produto, escolher as categorias ideias e anunciá-lo gratuitamente.
As compras são finalizadas pela própria plataforma online, com opção de pagamento por boleto ou cartão de crédito, e o Enjoei cobra uma taxa de serviço em cada venda. Após a conclusão da transação, o dinheiro é enviado a uma carteira digital interna, chamada de enjubank, e pode ser retirado por transferência bancária. Cada venda também gera um código de postagem pelos Correios, agilizando o processo de entrega.
A plataforma ainda disponibiliza o Enjoei Pro, indicado para quem não possui tempo de administrar a loja virtual. Nesse caso, é necessário enviar todos os seus produtos para o Enjoei, que faz as fotografias e anúncios de cada item. A comissão para vendas no Enjoei Pro é de 50% e a funcionalidade ainda está limitada para a moda feminina adulta.
2. Facebook
O grande alcance da rede social faz com que o Facebook seja uma ferramenta muito interessante para vender seus produtos usados. Através do Marketplace, é possível anunciá-los gratuitamente para perfis localizados na sua região ou compartilhá-los em grupos de compra e venda.
A tela de configuração de um anúncio de venda permite adicionar até 10 fotos sobre o produto, adicionar o valor e informar sobre o estado de uso do item. É possível utilizar a própria localização ou informar um local específico para acertar os detalhes de retirada.
Quando uma pessoa tem interesse no seu produto, uma janela do Messenger é criada para confirmar os valores e a forma de pagamento, detalhes que precisam ser acertados entre as duas partes. Apesar da disponibilização do Facebook Pay no Brasil, a ferramenta ainda não foi liberada para compras pelo Marketplace.
3. Shopee
A Shopee é uma plataforma de e-commerce com forte presença no território brasileiro. Além de funcionar como um marketplace para lojas e estabelecimentos comerciais, o serviço permite a criação de lojas para pessoas físicas. Dessa forma, o alcance e a grande quantidade de cupons e promoções são fatores importantes para quem deseja vender produtos usados.
Para abrir uma loja na Shopee, é necessário possuir uma conta cadastrada. A plataforma cobra uma taxa de comissão de 12% a cada venda e possui alcance nacional. Após a compra, o usuário recebe um código de postagem nos Correios, e existem diversas condições para reduzir o valor do frete de acordo com a quantidade e o preço dos itens.
A plataforma ainda disponibiliza a Central do Vendedor, que permite acompanhar todas as etapas do pedido, desde pagamento até a confirmação de entrega. Caso encontre algum problema no processo, é possível acionar a equipe de suporte da Shopee para atendimento.
4. OLX
A OLX é uma das principais plataformas disponíveis no Brasil para o anúncio de produtos usados. Apesar de alcance nacional, permite que as vendas sejam filtradas por regiões e proximidades, facilitando processos de entrega e conclusão de pagamento.
Anunciar na OLX é uma tarefa simples e precisa apenas de uma conta cadastrada. Na tela de configuração da venda, insira fotos, uma descrição sobre o produto, categoria e o CEP. Em seguida, é necessário apenas aguardar a publicação do anúncio e receber o contato de pessoas interessadas na compra.
Para facilitar as transações, a plataforma disponibiliza a carteira digital OLX Pay, que permite a conclusão do pagamento dentro do próprio app. Com a carteira, consumidores podem pagar de forma parcelada, mas o dinheiro é recebido no valor integral pelo vendedor. Cada venda tem uma tarifa de 10% aplicada ao valor anunciado.
5. Mercado Livre
O Mercado Livre é uma das plataformas de compra e venda pela internet mais tradicionais do Brasil. Portanto, se você deseja vender algum produto usado, é interessante recorrer ao app para vendê-los, considerando as condições de frete gratuito para alguns valores e a grande base de usuários cadastrados.
Para vender, é possível utilizar a própria conta individual ou aderir ao Mercado Shops, ferramenta voltada para lojas e outros estabelecimentos comerciais. Os anúncios grátis são exibidos na plataforma por 60 dias e com baixa exposição em comparação aos serviços pagos, mas a quantidade de recursos referentes à compra traz vantagens para quem deseja vender.
O Mercado Pago permite receber e transferir rapidamente o dinheiro das vendas. Além disso, há uma equipe de suporte para garantir que todo o processo de compra e entrega seja concluído sem problemas. As tarifas variam por categorias: para conferir a lista, clique aqui.
Você utiliza outra plataforma que não está na lista? Comente qual!