Publicidade
Conteúdo apoiado por
Ir para o site do Parceiro Magalu!

Quando o cashback vale a pena?

Por  • Editado por Claudio Yuge | 

Compartilhe:
Reprodução/Freepik
Reprodução/Freepik

A expressão "cashback" (dinheiro de volta, em inglês) se tornou familiar ao público brasileiro nos últimos anos com a transformação digital no comércio e instituições financeiras. Somente em 2020, foram movimentados R$ 7 bilhões em cupons de desconto e cashback, diz o site Cuponomia.

Responsável por atrair muitos consumidores, ao oferecer parte do dinheiro de volta após uma compra, o cashback pode ser a chave para o sucesso do seu negócio. Dados do Sebrae apontam que cerca de 6,4 milhões de estabelecimentos já oferecem o benefício.

Nesta matéria, o Canaltech apresenta os aspectos mais importantes sobre o recurso. Confira quando o cashback vale a pena, a seguir;

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

O que é cashback?

A prática consiste em devolver ao consumidor uma porcentagem do valor gasto em uma compra ou transferência bancária. A "quantia" pode ser revertida integralmente na sua conta ou em uma carteira digital, ou pode ser convertida em crédito para compras futuras.

Ainda existem empresas que atuam como intermediárias, permitindo que uma loja oferece o seu serviço de cashback para os clientes.

Como funciona o cashback para empresas

Apesar da variedade de benefícios oferecidos no mercado, no geral o cashback para empresas funciona através de uma parceria com uma empresa intermediária responsável pela ferramenta. Após uma venda, o e-commerce libera o crédito do cashback para o cliente e paga uma comissão ao programa de cashback pela venda concretizada.

A opção de receber parte do dinheiro de volta é muito atrativa, podendo aumentar o alcance do seu negócio e aumentar a sua taxa de conversão. Uma das vantagens é que a maioria das plataformas intermediárias divulgam os parceiros que oferecem seu serviço de cashback em seu marketplace, direcionando os clientes diretamente para a loja online.

Tipos de cashback

Continua após a publicidade

O recurso possui várias modalidades com seus respectivos regulamentos. Confira cada um dos quatro tipos principais e suas particularidades, a seguir;

  • Carteira digital: neste modelo o valor devolvido é depositado em uma carteira digital até que seja usado em novas compras. Por vezes o cliente deve esperar um período de tempo ou até acumular um valor mínimo para poder usar. Dependendo da plataforma, o dinheiro poderá ser usado para pagar contas e fazer transferências.
  • Cashback financeiro: oferecido por bancos, fintechs e demais instituições, o valor revertido pode ser depositado diretamente na conta bancária, usado em lojas parceiras, acumulados como pontos ou utilizados para abater valores da fatura do cartão de crédito.
  • Cashback social: neste caso, o valor não volta para o consumidor, mas é direcionado para uma entidade beneficente, visando incentivar compras através da solidariedade. O estabelecimento ainda pode permitir que o cliente escolha a organização que receberá a doação.
  • Lojas físicas: estabelecimentos como supermercados e farmácias também oferecem cashback, seja através de aplicativos de intermediárias, cartões próprios das lojas ou descontos em compras futuras.

Quando o cashback vale a pena?

Agora que você já conhece o recurso e sabe como ele funciona, é preciso entender quando ele vale a pena, dependendo do seu modelo de negócio e quais vantagens oferece, tanto para os empresários quanto para os consumidores.

Continua após a publicidade

Vantagens do cashback para o lojista

Empresas que oferecem cashback estão mais propensas a conseguir maior fidelização por parte dos clientes, visto que a vantagem aumenta as chances do consumidor voltar a comprar no estabelecimento. Além disso, em um mercado competitivo, oferecer o benefício pode ser o diferencial que vai te destacar entre as lojas concorrentes.

Vale ressaltar também que uma das utilidades de adotar o cashback na sua loja é o aumento do valor do ticket médio, visto que quanto mais o consumidor gastar, maior será o seu desconto. Por fim, como já comentado, empresas intermediárias que oferecem o serviço divulgam as marcas ao seu público — que além de numeroso, é direcionado.

Vantagens do cashback para o cliente

Continua após a publicidade

Um cliente escolhe uma loja que oferece cashback pela satisfação de sentir que a compra foi "lucrativa", afinal, quem não gosta de pagar menos por algo? Além disso, o processo da devolução do dinheiro é transparente e automatizado, dando maior segurança ao cliente de que fez um bom negócio. A cereja do bolo é oferecer flexibilidade ao cliente para escolher a melhor forma de utilizar aquele crédito.

Como oferecer cashback?

Para uma empresa decidir a melhor maneira de oferecer a vantagem é preciso seguir alguns passos, como definir os seus objetivos, avaliar as empresas intermediárias que oferecem o serviço e entender como o seu público reagirá ao recurso.Algumas das empresas que oferecem cashback são: Méliuz, Mooba, Meu Dim Dim, Beblue, Ame Digital, PicPay e Banco Inter.

Após avaliar as características de cada empresa e escolher a que melhor funciona com o seu negócio, é hora de traçar o seu plano de negócio e definir as políticas de aplicação do cashback. Por fim, monitore os seus resultados para avaliar a satisfação do cliente e se a ferramenta está trazendo retorno para o seu empreendimento.