Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

O motorista do Uber sabe quem avaliou a corrida?

Por| Editado por Bruno Salutes | 22 de Julho de 2022 às 11h00

Link copiado!

Uber
Uber
Tudo sobre Uber

Se você utiliza aplicativos de carona, certamente já se perguntou se o motorista do Uber sabe quem avaliou a corrida. Embora as avaliações sejam relacionadas a viagens específicas, elas são sempre anônimas com o objetivo de proteger a segurança do usuário.

Em razão dessa medida, o motorista parceiro não consegue verificar a nota dada por cada usuário. Como resultado, o sistema realiza o cálculo final da nota em um determinado intervalo de tempo. Assim, além de não acessar as notas, o motorista também não consegue deduzir quais corridas afetaram a avaliação final.

Ao avaliar um motorista com 5 estrelas, você verá opções de elogio. Quando a nota é menor, o aplicativo vai pedir que o usuário faça um comentário sobre a experiência. Nesse momento, serão listadas algumas situações comuns, como excesso de velocidade ou uso inadequado do telefone no trânsito.

Continua após a publicidade

Em ambos os casos, o anonimato permanece. Quanto aos comentários, contudo, os motoristas podem visualizar o que foi escrito, mas não há nenhum dado de identificação. Apesar disso, é possível que o motorista deduza quem é o autor caso o passageiro cite algo específico relacionado à corrida.

Aliás, caso você não queira avaliar o motorista quando o app solicitar, saiba que a opção fica disponível na aba “Viagens”. Para enviar a sua nota, selecione a viagem na lista que será exibida. Feito isso, clique sobre o ícone de 5 estrelas na lateral direita da tela, logo abaixo do trajeto. É possível realizar a ação em até 30 dias após a data da viagem.

Avaliação de corridas: uma via de mão dupla

Continua após a publicidade

Embora essa informação não tenha tanto destaque, usuários também possuem notas. O número, exibido abaixo do nome cadastrado na aba “Conta”, é gerado a partir de avaliações de motoristas. Da mesma forma que a Uber não identifica os passageiros no processo, os parceiros também são mantidos no anonimato.

Segundo a empresa, esse sistema de notas foi projetado para promover o respeito mútuo entre os usuários da plataforma. O app também afirma que a informação é utilizada para manter o padrão de qualidade do serviço. Seguindo essa lógica, portanto, existem penalidades para usuários com notas muito baixas e reclamações frequentes.