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Como fazer reclamação na Uber | Itens esquecidos e taxas

Por| Editado por Bruno Salutes | 25 de Agosto de 2022 às 12h25

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Tingey Injury Law Firm/Unsplash
Tingey Injury Law Firm/Unsplash
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Deixar objetos pessoais no app de mobilidade urbana pode ser um incômodo, mas fazer reclamação na Uber, sobre o tópico, não é nenhum bicho de sete cabeças. O sistema de suporte ao usuário funciona 24 horas, onde você obtêm informações sobre como recuperar seus itens.

Além da praticidade de acessar pelo aplicativo, é possível entrar em contato com a Uber pelo site e falar sobre itens esquecidos. Confira abaixo como fazer o processo, além de informações que deve tomar conhecimento na abertura do chamado.

Como abrir uma reclamação na Uber

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Antes de abrir uma reclamação sobre itens esquecidos de fato, é importante dizer que existem outras categorias que o usuário pode navegar. É possível pedir abrir um chamado sobre: questões financeiras, problema de segurança, itens esquecidos ou casos graves como racismo, assédio, agressões ou roubo.

Geralmente, o processo de reclamação é feito diretamente com a Uber, por uma das plataformas escolhidas pelo usuário, mas no caso de itens esquecidos, a plataforma te auxilia a entrar em contato com o motorista para reaver os objetos.

Vale informar que nessa circunstância, é cobrado do usuário uma taxa de R$ 20,00 para São Paulo e Rio de Janeiro, em demais cidades, o valor é R$ 15,00. Todo o valor é repassado para o motorista, para compensar o trajeto e tempo gasto para a devolução.

  1. Acesse sua conta no Uber (Android | iOS);

  2. Toque em "Conta" no menu inferior e acesse "Ajuda";

  3. Deslize para a seção "Todos os tópicos";

  4. Toque em "Problemas com uma viagem específica e reembolsos;

  5. Escolha a viagem em questão e abaixo informe de qual tipo de ajuda precisa;



  6. Se o caso for um item perdido, toque na primeira opção;

  7. Peça para entrar em contato com o motorista parceiro sobre o objeto;

  8. Insira seu número de telefone, leia as informações em tela, e toque em "Ligar para...".

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Dependendo da agenda do motorista, é possível que a chamada não seja atendida na primeira tentativa. Se este for o caso, a Uber recomenda deixar uma mensagem informando o problema, informações como dia e descrição do objeto são recomendadas, além da melhor forma de entrar em contato com você.

Após a realização do contato, confirme se o motorista ainda está com o item e marque um local de encontro. Vale ressaltar que não é responsabilidade do motorista, ou da Uber, zelar pelos itens esquecidos após o fim da viagem, portanto não é possível garantir que vá recuperá-los.

Regras de cancelamento da Uber

O usuário pode cancelar uma viagem a qualquer momento, antes do início da corrida. Dependendo da distância percorrida pelo motorista parceiro, ou mesmo o tempo de espera do mesmo, pode ser cobrada uma taxa de cancelamento ao usuário.

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Se o cancelamento é feito antes de o motorista ter percorrido uma grande distância, ou esperado por muito tempo, é possível cancelar a viagem, mas existe uma cobrança temporária ao usuário. Chamada de "Autorização", essa taxa serve como validação do método de pagamento, sendo cancelada em poucos minutos.

Se acredita que houve cobrança indevida, alteração no valor ou não reconhece uma cobrança, é possível entrar em contato com o suporte da Uber, da mesma forma que o passo a passo acima, e abrir uma solicitação de cancelamento ou revisão, como mostra abaixo.

  1. Acesse a seção de "Ajuda" e selecione a viagem;

  2. Selecione a viagem que precisa de ajuda e toque em "Solicitar ajuda com viagens";

  3. Informe a opção que encaixe em seu problema;

  4. Selecione o motivo e toque em "Avançar".

Não existem limitações que impeçam uma reclamação, mas é feito uma validação das informações disponibilizadas pelo usuário e, dependendo dos casos, um atendente entra em contato para informar como proceder.

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Pronto! Agora você já sabe como abrir reclamações no aplicativo Uber, assim como entrar em contato com motorista para recuperar itens perdidos.