Publicidade

Como ser um motorista Uber?

Por| 19 de Julho de 2018 às 08h52

Link copiado!

Como ser um motorista Uber?
Como ser um motorista Uber?
Tudo sobre Uber

Com a crise de emprego no Brasil, cada vez mais pessoas têm buscado formas alternativas para gerar renda. Felizmente, os aplicativos de transporte vêm servindo como trabalho principal ou como renda extra para milhares de cidadãos em todo o país.

Para se ter dimensão dos números, em solo brasileiro já há mais de 500 mil motoristas trabalhando pela Uber. Você gostaria de dirigir para a companhia? Então descubra quais são os procedimentos para se tornar um motorista Uber.

Passo 1: Faça o seu cadastro de motorista no site da Uber e envie uma foto da sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Para trabalhar dirigindo, é necessário que a carteira tenha a observação "Exerce atividade remunerada - EAR".

Se você ainda não possui a autorização, faça a solicitação pelo Detran ou Poupatempo. Os órgãos agendarão o atendimento para que sejam feitos os exames correspondentes e as taxas da alteração do documento sejam pagas. Vale lembrar que para trabalhar para a Uber você deve ter CNH permanente, não sendo aceita a Permissão Para Dirigir (PPD).

Continua após a publicidade

Passo 2: Com a Carteira Nacional de Habilitação com a observação "Exerce atividade remunerada - EAR" em mãos, você poderá dar prosseguimento ao seu cadastro para se tornar motorista parceiro da Uber. Com o envio da foto da CNH, a Uber verificará a veracidade das informações e entrará em contato caso você seja aprovado.

Passo 3: Após a aprovação do seu cadastro, envie o seu CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo) para a Uber. Caso você não tenha um carro, a companhia permite o aluguel de veículos com desconto em locadoras parceiras.

Continua após a publicidade

Para garantir a qualidade do serviço prestado, a companhia possui requisitos de acordo com a categoria de trabalho:

  • Para trabalhar como UberX, o carro deve ser de 2008 ou mais novo, ter 4 portas, 5 lugares e ar condicionado. Na cidade de São Paulo, por conta da regulamentação municipal, apenas veículos com fabricação a partir de 2010 estão recebendo solicitações de viagens.
  • Para trabalhar como UberSELECT, o carro deve ser de 2012 ou mais novo, ter 4 portas, 5 lugares e ar condicionado.
  • Já para trabalhar como UberBLACK, é necessário ter veículo SEDAN ou SUV na cor preta, com 4 portas, 5 lugares, ar condicionado e bancos em couro.

Vale lembrar que a Uber não aceita veículos de placa vermelha, pick-ups, vans ou caminhonetes em nenhuma das categorias. Também não são aceitos carros adesivados, plotados, sinistrados, recuperados ou com alteração no sistema de suspensão ou freios.

Passo 4: Se você pretende dirigir em São Paulo, é necessário ter um CONDUAPP, certificado obrigatório para dirigir profissionalmente, análise de antecedentes criminais e curso preparatório para trabalhar como motorista de aplicativos. Pode ser enviado CONDUAPP ou CONDUTAX já existentes, certificado de conclusão de curso aprovado pela prefeitura ou participar de um curso gratuito oferecido pela Uber.

Continua após a publicidade

Com todos os documentos aprovados, a Uber entrará em contato, geralmente em 1 ou 2 dias úteis. Feito isso, basta ter um smartphone, baixar o aplicativo de motorista Uber e começar a trabalhar. Lembre-se que não há quantidade mínima de trabalho exigida, o que lhe dará flexibilidade para montar os seus próprios horários, no entanto o pagamento irá variar de acordo com o tempo trabalhado. Ainda sobre o assunto, vale destacar que 80% do valor das corridas é destinado ao motorista e 20% fica para a Uber. O pagamento das viagens é feito semanalmente na conta bancária do motorista. 

E aí, já está pronto para começar a trabalhar? Já é um motorista Uber? Conte para a gente a sua experiência nos comentários!