Nubank lança recurso de pagamento com cartão sem maquininha para contas PJ

Nubank lança recurso de pagamento com cartão sem maquininha para contas PJ

Por Alveni Lisboa | Editado por Douglas Ciriaco | 19 de Maio de 2022 às 15h46
Divulgação/Nubank

O Nubank anunciou o lançamento de um recurso para empresas venderem por cartão de crédito sem precisarem de maquininha. Chamado NuTap, a solução é voltada para pessoas jurídicas do banco que deseja oferecer essa forma de pagamento aos clientes.

A novidade é compatível com o aplicativo para Android e exige aparelhos com tecnologia NFC para pagamento por aproximação de cartões de crédito ou débito. O NuTap utiliza a plataforma de processamento de pagamentos da Zoop, fintech que atua nos segmentos de meios de pagamento.

Os empreendedores poderão oferecer pagamento por cartão de crédito sem maquininha e com taxas reduzidas (Imagem: Divulgação/Nubank)

O serviço começa a ser disponibilizado gradualmente partir de hoje para empresários com contas PJ. Aparentemente, não há um critério específico para a liberação, logo o jeito é torcer para ser contemplado.

A principal vantagem é o fim da cobrança por adesão, mensalidade ou aluguel de maquinas de cartão. As tarifas são fixas e não exigem volume mínios de venda — segundo o Nubank, o valor pode ser até 30% menor em comparação com os concorrentes.

Taxas menores e mais acessíveis

Pelo modelo atual, pagamentos feitos no cartão de crédit à vista podem ser tarifados em até 4,99%, mas os parcelados em até 12 vezes podem chegar a 22,59%. Já com o NuTap, a promessa é de uma tarifa de 3,19% e 12,49%, respectivamente. Os recebimentos acontecem em até um dia útil e cai direto na conta do cliente PJ do Nubank, já com todos os descontos.

O serviço é compatível também com as carteiras digitais — Google Pay, Apple Pay e Samsung Pay. O cliente deve aproximar o cartão no celular do empreendedor para realizar o pagamento. A segurança estará garantida graças à criptografia da comunicação, por isso apenas o aplicativo terá acesso, sem visualização dos dados pelo lojista ou terceiros.

Pagamento com cartão, mas sem maquininha

Segundo o Nubank, os pagamentos por cartão são uma das principais demandas dos clientes PJ, principalmente na modalidade crédito. As tarifas caras de transação e o custo das maquininhas, no entanto, costumam afastar pequenos empreendedores.

"Com o NuTap, usamos a tecnologia tap-to-phone para que o nosso cliente PJ use o seu próprio celular para realizar suas vendas sem comprometer a segurança da transação”, afirma a vice presidente de Produto do Nubank, Livia Chanes.

A solução é mais uma adição do Nubank para conquistar pequenos e médios empresários. A empresa entrou no mercado de PJ há alguns anos, mas seu público-alvo sempre foi o público pessoa física mais amplo. Agora, essa pode ser uma solução interessante e de baixo custo para fisgar os empreendedores brasileiros.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.