As melhores funções do Apple Music que você precisa conhecer

Por André Lourenti Magalhães | 20 de Maio de 2020 às 18h30
Phone Arena

Apple Music é o serviço de streaming musical da Apple disponível para computadores, navegadores e em versões mobile para Android e iOS. Sua assinatura é paga, porém, novos usuários possuem direito aos três primeiros meses gratuitamente.

O streaming possui diversas funções para beneficiar a experiência do usuário, entre exclusivas e outras presentes em serviços concorrentes. Confira abaixo algumas funções do Apple Music que você precisa conhecer!

Rádio Beats 1

Rádio ao vivo dentro do Apple Music (Foto: Reprodução/André Magalhães)

Ouvir rádio pode parecer um conceito ultrapassado com a chegada dos streamings, mas ainda possui seu destaque. O Apple Music disponibiliza a rádio Beats 1, com programação ao vivo 24 horas de diferentes localidades do planeta. São disponibilizadas entrevistas e programação musical realizada por artistas em parceria com o serviço. Para encontrá-la, basta selecionar a aba "Rádio" e clicar no ícone da Beats 1.

Busca por trecho de letra

Digite um verso e aplicativo trará resultado correspondente (Foto: Reprodução/André Magalhães)

Tem um trecho na cabeça, mas não lembra o nome da canção? Experimente digitar uma parte da letra na busca para encontrar um título correspondente. As canções do catálogo do Apple Music possuem letras integradas, permitindo que a pesquisa seja mais ampla e direta.

Acompanhar letras simultaneamente

Aprenda a cantar suas músicas favoritas (Foto: Reprodução/André Magalhães)

Já que as letras servem para pesquisa, elas também podem ser acessadas ouvindo a música. Basta abrir a reprodução e, em seguida, clicar no ícone representado por um balão no canto inferior esquerdo. A letra da canção pode ser mostrada em duas formas: pausada e acompanhando a melodia, como em um karaokê, ou completa.

Criar estação de uma música ou artista

Monte uma rádio personalizada (Foto: Reprodução/André Magalhães)

Essa funcionalidade é comum em serviços de streaming, e marca presença no Apple Music. Ao selecionar as opções de uma música ou artista, clicando no ícone com três pontos, é possível criar uma estação. Nela, é gerada automaticamente uma sequência de músicas similares.

Programação feita por artistas

Programas exclusivos do streaming (Foto: Reprodução/André Magalhães)

Entre a programação da Beats 1 existem diversos programas apresentados por artistas famosos do mundo da música. Nomes como Elton John, Nicki Minaj e Frank Ocean possuem indicações musicais, e todo o acervo pode ser acessado na aba "Rádio". Além das reprises, alguns disponibilizam playlists temáticas.

Videoclipes e entrevistas em vídeo

Assista aos principais clipes (Foto: Reprodução/André Magalhães)

O acervo do Apple Music é composto por músicas e vídeos. Ao abrir a página de cada artista ou banda, é possível encontrar seus videoclipes e assistir dentro do próprio aplicativo. Além dos clipes, entrevistas em vídeo para programas da Beats 1 também são encontradas no catálogo pela aba "Rádio".

Encontrar lançamentos

Novidades são agrupadas em uma mesma sessão (Foto: Reprodução/André Magalhães)

Para quem deseja ficar atento ao mundo da música, a aba "Explorar" do streaming traz os principais lançamentos do mundo da música. No mesmo local, também é possível conhecer quais são as tendências com os Top 100 diários do mundo e de diversos países.

Baixar músicas

Aperte o ícone para baixar uma música em seu dispositivo (Foto: Reprodução/André Magalhães)

Uma música pode ser baixada para reprodução offline quando inclusa na biblioteca. Para isso, clique em um símbolo ao lado da canção na aba "Biblioteca". A opção é válida para músicas individuais, álbuns e playlists.

Playlists de influências e inspirações

Conheça as inspirações de suas bandas favoritas (Foto: Reprodução/André Magalhães)

Tem interesse em saber o que inspirou a obra de uma banda? O Apple Music possui playlists prontas sobre quais são as inspirações e para quais outros artistas ela serviu de inspiração. Vá para a página da banda e procure entre as playlists para encontrar os resultados.

Qual função achou mais interessante? Deixe seu comentário!

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.