Como usar o Apple Music | 12 dicas essenciais

Como usar o Apple Music | 12 dicas essenciais

Por Thiago Furquim | Editado por Bruno Salutes | 11 de Maio de 2022 às 11h15
Apple/Divulgação

O Apple Music é um serviço de streaming musical disponível para computadores, navegadores e em versões mobile para Android e iOS. Se você tem uma assinatura na plataforma e quer aproveitá-la ao máximo, veja 12 dicas essenciais para saber como usar o Apple Music.

Há diversas funções que beneficiam a experiência do usuário, como o vasto catálogo de músicas em fomato lossless e o novo formato Áudio Espacial — sem aumentar o custo de assinatura. Estes já são motivos mais que plausíveis para os fanáticos por música e audiófilos optarem pelo serviço da Apple, ainda assim, veja abaixo algumas funções do Apple Music que você precisa conhecer!

1. Ouça em Áudio Espacial (Dolby Atmos)

Ouça suas músicas favoritas em Áudio Espacial - (Imagem: Thiago Furquim)

O Áudio Espacial com Rastreamento Dinâmico da Cabeça é uma forma inovadora de ouvir músicas no streaming. A Apple está dando bastante atenção a este recurso, atualizando o seu catálogo com novas músicas e categorizando-as por vários gêneros musicais. Para curtir a novidade, além da assinatura do Apple Music, você precisará dos fones de ouvido compatíveis.

2. Escute sem perdas em Lossless e Hi-Res

Ouça músicas em qualidade de estúdio com as tecnologias Hi-Res e lossless (Imagem: Thiago Furquim)

Pegue seus melhores fones de ouvido e entre em sintonia com suas músicas favoritas em qualidade de estúdio, sem perdas, exatamente como foram concebidas. Cerca de 75 milhões de músicas do Apple Music conta com os formatos de áudio lossless e Hi-Res, com até 24 bits/192 kHz e, aproximadamente, 145 MB de dados ao reproduzir cada áudio (em qualidade máxima).

3. Ouça estações de rádio

Ouça estações de rádio com programações ao vivo (Imagem: Thiago Furquim)

Ouvir uma estação de rádio pode parecer um conceito ultrapassado com a chegada dos streamings, mas ele ainda possui seu destaque. O Apple Music disponibiliza estações com programação ao vivo 24 horas de diferentes localidades do planeta. Neles, você ouve entrevistas ao vivo, seleção musical baseados em diversos gêneros e artistas famosos comandando o programa.

4. Busque músicas por trechos de letras

Digite o trecho de uma música para encontrar resultados correspondentes (Imagem: Thiago Furquim)

Sabe aquela música que toca na sua cabeça sem para, mas você não recorda o nome? Experimente digitar um trecho da letra no campo de busca do Apple Music — é bastante provável que você consiga encontrar a canção desejada. Isso é possível devido às letras do catálogo sejam integradas às músicas, permitindo que a pesquisa seja mais ampla e direta.

5. Acompanhe letras simultaneamente

Acompanhe a letra das suas músicas favoritas (Imagem: Thiago Furquim)

Além de servirem para pesquisa, as letras das músicas também podem ser lidas enquanto você ouve uma música. Basta abrir a reprodução e, em seguida, tocar no ícone representado por um balão no canto inferior esquerdo. A letra da canção pode ser mostrada em duas formas: pausada ou acompanhando a melodia (como em um karaokê).

6. Crie estação de uma música

Monte estações para conhecer músicas relacionadas ao seu artista favorito (Imagem: Thiago Furquim)

Gosta das músicas de um artista e quer ouvir sugestões parecidas com o estilo musical dele? No Apple Music, basta criar uma estação para gerar uma lista de canções similares baseados no mesmo gênero musical dos seus artistas favoritos. Essa é uma ótima opção para conhecer músicas novas sem fugir do seu estilo favorito.

7. Assista a videoclipes e entrevistas

Assista aos principais clipes e entrevistas de um artista (Imagem: Thiago Furquim)

O acervo do Apple Music é composto por músicas e, também, vídeos. Ao abrir a página de cada artista ou banda, é possível encontrar os videoclipes e assisti-los no próprio aplicativo - uma ótima forma de fugir das propagandas de streamings concorrentes. Além dos clipes, entrevistas em vídeo para estações também são encontradas no catálogo pela aba "Rádio".

8. Fique por dentro dos últimos lançamentos

Confira as novidades e as músicas mais escutadas no Brasil e no mundo (Imagem: Thiago Furquim)

Os principais lançamentos e as músicas mais escutadas do momento podem ser encontradas no Apple Music. Na aba "Explorar", você encontra todas as novidades e o que é tendência no Brasil e no mundo. Além disso, você pode ouvir o que mais tocado em cidades, por gênero, top 100 e muito mais.

9. Baixe músicas para ouvir offline

Baixe músicas no seu dispositivo Apple e escute offline (Imagem: Thiago Furquim)

Para economizar o plano de dados, ou se você estiver em um local sem internet, a melhor opção é baixar suas músicas favoritas no Apple Music para escutá-las sem depender de uma rede web. Essa opção também é excelente para usuários que possuem Apple Watch e não querem depender do iPhone para ouvir canções enquanto pratica exercício ou um esporte.

Para isso, é necessário adicionar artistas ou músicas em sua biblioteca e, então, baixá-los tocando no ícone com seta apontada para baixo. Lembre-se de ajustar as configurações de download antes de baixar suas músicas favoritas. Isso é importante porque a Apple oferece três formatos: AAC, Lossless e Hi-Res. Cada formato ocupa uma quantidade diferente de espaço, sendo a Hi-Res a mais pesada: 10 GB a cada 200 músicas (aproximadamente).

Se quiser alterar esse ajuste, vá ao app Ajustes > "Geral" > "Música" > "Qualidade do Áudio" > "Downloads" e altere a qualidade. Por garantia, em "Qualidade do Áudio" basta desativar a opção "Áudio Lossless" para baixar todas as músicas em formato leve.

10. Ouça playlists de influências e inspirações

Conheça as inspirações e as melhores músicas dos artistas no Apple Music (Imagem: Thiago Furquim)

Tem curiosidade em saber o que inspirou a obra de uma banda, sua música mais famosa ou aquelas desconhecidas que merecem atenção? O Apple Music possui playlists prontas para te deixar por dentro de tudo que influenciou seu artista favorito e suas melhores músicas. Cada playlist criada pela Apple pode ser encontrada na página da banda ou nos resultados de busca.

11. Ouça as suas músicas mais ouvidas de cada ano

Ouça as playlists com as músicas que você mais escutou em cada ano (Imagem: Thiago Furquim)

Se você quer saber quais músicas escutou nesse ano, a Apple tem uma playlist dedicada para isso. Na aba "Ouvir Agora", basta arrastar a tela para baixo e tocar nas playlists de músicas que você mais escutou durante cada ano — durante o período em que você assinou o serviço. Essa é uma ótima maneira de relembrar aquela canção que você adorava há anos atrás.

12. Equalize uma música à sua frequência

Escolha a equalização ideal para as músicas que você mais escuta no Apple Music (Imagem: Thiago Furquim)

As músicas que escutamos em streamings são devidamente equalizadas para chegar aos ouvidos do consumidor pronta, sem precisar de ajustes externos. Porém, se você sente que ainda falta um grave a mais ou quer dar mais destaque para uma frequência específica, pode modificar a equalização da música no app.

Ajuste a equalização nas configurações do app Música nos ajustes do iOS. Abra o app Ajustes, toque em "Música" > "Equalizador" e teste cada frequência em tempo real.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.