Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Novo app para Gear VR, Relúmĭno auxilia pessoas com deficiência visual

Por| 22 de Agosto de 2017 às 10h28

Link copiado!

The Verge
The Verge

A equipe do programa de inovação da Samsung, o Creative Lab (ou apenas C-Lab), anunciou em fevereiro deste ano que estava desenvolvendo um app que ofereceria auxílio para pessoas com deficiência visual. Após quase 6 meses de desenvolvimento, o projeto virou realidade e passou a se chamar Relúmĭno, um app exclusivo para o Gear VR, óculos de realidade virtual da sul-coreana.

O app está disponível de forma gratuita na Oculus Store, compatível com os modelos mais recentes de aparelhos móveis Samsung, como o S7, S7 Edge, S8 e S8 Plus. Para instalá-lo, acesse o site do Relumĭno e solicite o código de verificação para obter acesso ao link de download da ferramenta em seu smartphone.

A proposta do Relúmĭno é oferecer auxílio a pessoas que possuem limitações visuais das mais variadas formas, com recursos como zoom de imagens, ajustes de brilho e nitidez, destaque de objetos com contornos, inversão de cores ao ler textos, filtros de cores especiais e ampliação do campo de visão.

Continua após a publicidade

Segundo a Samsung, existem outras soluções para deficientes visuais no mercado, mas todas elas são bem menos acessíveis, como o eSight3, que custa aproximadamente US$ 9.99. Vale mencionar também o Seeing AI, da Microsoft, porém ele é limitado a apenas descrever os objetos detectados pelo celular.

Apesar de o Gear VR não oferecer conforto para uso prolongado, o Relúmĭno possui uma proposta muito interessante, combinando os recursos tecnológicos presentes nos celulares da Samsung para oferecer algumas facilidades para pessoas com deficiência visual.

A gigante sul-coreana disse ao Verge que possui planos para desenvolver a mesma tecnologia em "produtos semelhantes a óculos" com o intuito de tornar o Relúmĭno muito mais interessante para ser utilizado no dia a dia.

Continua após a publicidade

Fonte: The Verge