Publicidade

Microsoft desenvolve app capaz de descrever o mundo real para os cegos

Por| 12 de Julho de 2017 às 14h06

Link copiado!

Microsoft desenvolve app capaz de descrever o mundo real para os cegos
Microsoft desenvolve app capaz de descrever o mundo real para os cegos
Tudo sobre Microsoft

A Microsoft disponibilizou nesta quarta-feira (11) o Seeing AI, aplicativo que usa a câmera do smartphone para realizar o reconhecimento do que está sendo filmado para descrever a realidade para os cegos.

O app funciona de uma forma bem simplificada, exigindo apenas que o usuário escolha uma categoria na parte inferior da tela e aponte a câmera para um objeto ou pessoa para que a ferramenta retorne com uma breve descrição em áudio.

O Seeing AI é resultado de um projeto apresentado pela Microsoft em março do ano passado. De acordo com seus desenvolvedores, ele utiliza a tecnologia de inteligência artificial para fazer com que o aparelho móvel reconheça objetos e seres humanos, identificando até mesmo pessoas desconhecidas com estimativas de idades e suas respectivas emoções. Além disso, o aplicativo também é capaz de ler códigos de barras e diferenciar cédulas de dinheiro.

Uma das grandes vantagens do app é que boa parte das suas funcionalidades não dependem da Internet, uma vez que todo o seu sistema e aplicações mais essenciais ficam instalados no smartphone. Descrever cenas do cotidiano e fazer o reconhecimento de caligrafia são as únicas atividades que dependem de uma conexão com a rede, pois ainda estão em fase de testes.

Continua após a publicidade

Infelizmente o Seeing AI está disponível apenas nos EUA e para aparelhos com o sistema iOS. No momento, não há nenhuma informação a respeito do lançamento do app para aparelhos Android, tampouco sobre quando ele será liberado em outros países.

Fonte: B9