Novo app Celular Seguro RJ mostra se aparelho é roubado antes da compra
Por André Lourenti Magalhães • Editado por Bruno De Blasi | •

O Governo do Estado do Rio de Janeiro lançou o aplicativo Celular Seguro RJ, disponível para Android e iOS, nesta terça-feira (1º). A ferramenta permite consultar o endereço de IMEI de um aparelho para descobrir se ele já foi roubado, e tem como objetivo diminuir o comércio ilegal dos dispositivos.
- Teve o celular roubado? Saiba o que fazer e como se proteger
- Celular Seguro RJ e Celular Seguro são a mesma coisa? Entenda diferença dos apps
O app foi desenvolvido pelo pelo Departamento Geral de Tecnologia da Informação e Telecomunicações (DGTIT) da Polícia Civil do Rio de Janeiro e considera bases de dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e da própria força policial.
De acordo com o secretário de Polícia Civil do RJ, Felipe Curi, a ferramenta é atualizada em tempo real pelas delegacias de todo o estado. Para acessá-la, é necessário usar o login co Gov.br com CPF.
O que o app consegue fazer?
O Celular Seguro RJ tem duas funções principais:
- Consultar um IMEI: após digitar o número do IMEI, o app mostra se aquele aparelho tem alguma irregularidade no sistema, como um caso de furto ou roubo;
- Cadastrar o celular: é possível cadastrar diversos dispositivos com identificador e número de telefone. Dessa forma, caso a Polícia Civil recuperasse um aparelho roubado da lista, o dono original poderia acompanhar a situação.
O que é IMEI?
Sigla para International Mobile Equipment Identity ("Identificação Internacional de Equipamento Móvel", em tradução livre), o IMEI é uma sequência numérica única para identificar um celular — como se fosse o CPF ou a impressão digital daquele aparelho.
Dessa forma, o número do identificador é muito importante para bloquear o dispositivo em casos de perda. Você pode bloquear a linha e o número do celular com a operadora de telefonia móvel, mas somente o IMEI pode bloquear o aparelho em si.
Já não tem outro Celular Seguro?
Sim. O nome Celular Seguro RJ pode causar um pouco de confusão, visto que já existe um app chamado Celular Seguro, administrado pelo governo federal.
O “xará” do aplicativo carioca tem uma função diferente: em caso de perda ou roubo, é possível informar o ocorrido e pedir pelo bloqueio do aparelho a partir pelo número de telefone ou do IMEI. A ferramenta consegue restringir o acesso de invasores à linha telefônica e até a aplicativos de bancos de redes parceiras da iniciativa.
Leia também:
- Como bloquear um celular roubado pelo IMEI | Guia Prático
- Cansado do celular não te reconhecer? 5 dicas para usar a biometria sem falhas
- Celular Seguro | Como bloquear celular com app do governo
VÍDEO: no YouTube, o Canaltech explica como funcionam os recursos contra roubo do Android