Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Opera R5 | Navegador ganha versão focada em videoconferências e produtividade

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 24 de Junho de 2021 às 05h00

Link copiado!

Divulgação/Opera
Divulgação/Opera
Tudo sobre Opera

O Opera lançou nesta quinta-feira (24) uma novíssima atualização do seu navegador para desktop, a chamada Opera R5. O aplicativo foi construído com base nas necessidades do usuário durante a pandemia, por isso conta com diversos novos recursos voltados para atividades virtuais como videoconferências, compartilhamentos de conteúdo e streaming de áudio.

Entre as novidades da atualização está o "popout de janela", recurso no qual é possível colocar a guia onde ocorre a videoconferência na frente das demais de forma automática. Assim, mesmo se você mudar para outra aba, o vídeo continuará em exibição na tela — caso não queira, é só desativar a opção nas configurações. Funciona de maneira semelhante ao Picture-in-Picture presente no Google Meet e no YouTube, porém maior e mais versátil do que uma miniatura.

Continua após a publicidade

Há também uma opção para tornar a janela flutuante transparente, assim dá para enxergar melhor o navegador sem perder o foco na chamada. Além disso, o R5 marca em vermelho a guia onde a videochamada está ativa para facilitar a localização. O navegador também destaca guias que estejam fazendo uso do microfone, e assim você evita ser pego em flagrante falando mal do seu chefe.

Segundo a empresa, as chamadas de vídeo agora são uma realidade para 57% das pessoas que usaram os navegadores da companhia nos últimos meses. A mesma pesquisa também revelou que a maioria faz outras atividades enquanto participa das reuniões virtuais, por isso o R5 foi pensei para ajudar a dar mais produtividade para quem é multitarefas.

Promessa de melhor organização

Se você é daqueles que abre dezenas de abas e janelas, pode ser comum se perder. Pensando nisso, o navegador traz um atalho no teclado (CTRL + Barra de espaço) para pesquisar por palavra-chave e assim encontrar a janela ou aba perdida. O recurso escaneia o título e o conteúdo das páginas para retornar com os resultados mais prováveis.

Continua após a publicidade

Caso seu navegador seja sincronizado, o recurso de pesquisa também vai analisar o que está aberto em outros dispositivos conectados. Isso pode ajudar a recuperar aquele site bacana visto no celular, mas que não foi encontrado quando você chegou ao notebook.

Uma nova adição chamada Pinboards permite que você marque sites, imagens, links e notas para compartilhá-los com outra pessoa, independentemente de qual navegador ela esteja usando ou se está no celular, tablet, notebook ou computador de mesa. Quem recebe esses conteúdos poderá também reagir com emojis, de modo similar a uma “minirrede social”.

Esse recurso é gratuito e está disponível para todos os usuários que tenham o Opera R5 instalado no dispositivo. Não é preciso qualquer cadastro ou inscrição, podendo ser usado até para organizar pinboards temáticos, por exemplo.

Continua após a publicidade

Otimizado para streamings de música

Com a pandemia, o mundo entrou de cabeça no universo das lives: seja no Instagram, na Twitch ou no Clubhouse, o fato é que tem gente produzindo conteúdo ao vivo para tudo que é lado. A aposta do Opera nesse formato se reflete nos recursos adicionados ao R5.

O browser virá com acesso nativo a Apple Music, Spotify, YouTube Music, Deezer, Tidal, SoundCloud e Gaana em uma barra lateral personalizável estilo aquela encontrada no Opera GX e na versão convencional do navegador. Essa função é chamada de Player e contará com um minicontrole destacável capaz de pular, pausar, reproduzir, avançar ou retroceder músicas sem abrir o painel ou o site do recurso.

Continua após a publicidade

Assim como a versão GX, o novo Opera R5 também apela para um visual mais moderno do que os navegadores mais tradicionais. É possível personalizar a aparência com papéis de parede, cores e alinhamento com o tema claro ou escuro do sistema operacional. Não é nada tão chamativo quanto a opção gamer, mas ainda assim consegue se destacar da mesmice dos demais.

Outra função herdada das demais versões do Opera é a integração com serviços de mensagens instantâneas, como WhatsApp, Telegram, Facebook Messenger e VKontakte — todos já vêm prontinhos de fábrica, só é preciso inserir as credenciais. Quem quiser também poderá configurar atalhos para o Instagram e o Twitter na barra lateral.

Veja como devem funcionar os recursos do Opera R5 na prática:

Continua após a publicidade

Você já é usuário do Opera? O que acha do novo navegador? Compartilhe sua experiência nos comentários abaixo. Para conhecer o novo navegador, acesse a página oficial do Opera ou atualize a versão tradicional instalada em seu computador.