Publicidade

Não, o WhatsApp não deixará de funcionar em celulares antigos nesta segunda (1º)

Por  | 

Compartilhe:
jorge_henao15/Pixabay
jorge_henao15/Pixabay

Você deve ter se deparado com uma lista de celulares que vão perder o suporte ao WhatsApp a partir desta segunda-feira, 1º de setembro. Mas não há com o que se preocupar: a Meta não realizou nenhuma alteração nos requisitos mínimos do mensageiro.

A última alteração do tipo ocorreu em maio. E, mesmo assim, atingiu apenas três celulares da Apple lançados há mais de dez anos: o iPhone 5s, 6 e 6 Plus.

Na ocasião, o WhatsApp passou a exigir o iOS 15.1 em diante, e os três aparelhos são incompatíveis com a versão do sistema da Apple lançada em 2021.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Já em relação ao Android, não há ajustes neste sentido desde 2023, quando a empresa passou a exigir o Android 5.0 e versões mais recentes.

Conforme apurou o Canaltech, até o momento da publicação, a Meta não planeja nenhuma mudança na lista de sistemas com suporte ao WhatsApp.

Da mesma forma, a companhia não divulga uma lista de celulares e tablets com acesso ao mensageiro, e se restringe apenas a informações sobre os sistemas compatíveis com o aplicativo.

Cabe ressaltar que a suposta relação vêm à tona de tempos em tempos, como ocorreu na primeira semana de junho.

O que vai acontecer, afinal?

Por enquanto, nada aconteceu ou vai acontecer, pois a Meta não atualizou a lista de sistemas operacionais compatíveis. E mesmo que a empresa anuncie uma alteração na relação hoje, essa mudança não ocorreria amanhã ou na semana que vem.

No geral, o encerramento de suporte é avisado com meses de antecedência. O fim das atualizações para iPhones com versões anteriores ao iOS 15.1, por exemplo, ocorreu em maio, mas os avisos começaram a ser enviados aos usuários em novembro de 2024.

Continua após a publicidade

Ou seja, os usuários atingidos tiveram quase seis meses para se preparar.

Além disso, quando há alguma mudança prevista, o WhatsApp avisa tanto em sua Central de Ajuda quanto por notificações a dispositivos que serão afetados pela nova política.

“Antes de deixar de oferecer suporte para um sistema operacional, exibiremos uma notificação no WhatsApp. Também exibiremos alguns lembretes solicitando que você atualize o sistema”, explica a companhia.

Vale lembrar que isto não é uma garantia de que o app funcionará perfeitamente em aparelhos mais antigos. Caso o celular tenha especificações restritas, com pouca RAM e processador mais contido, o WhatsApp pode apresentar lentidões e travamentos, ainda que tenha suporte oficial da Meta. 

Continua após a publicidade

Ajuste periódico

Periodicamente, o suporte é encerrado para edições passadas dos sistemas da Apple e do Google. Em um documento, o WhatsApp explica que os “dispositivos e softwares estão sempre mudando” e que, por isso, verifica “regularmente quais sistemas operacionais são compatíveis” com o aplicativo.

“De tempos em tempos, o WhatsApp deixa de ser compatível com dispositivos e sistemas operacionais mais antigos”, diz. “Essa medida tem com objetivo oferecer suporte para dispositivos e sistemas operacionais mais novos, a fim de manter o WhatsApp atualizado com os avanços tecnológicos mais recentes.”

Outros fatores também são determinantes para o funcionamento do aplicativo. Por exemplo, é preciso que o aparelho receba mensagens de texto (SMS) ou ligações para ativar a conta.

Continua após a publicidade

Aparelhos com root e ROMs personalizadas não são compatíveis com o WhatsApp. Como há muitas variações nos sistemas personalizados, não é possível garantir que você terá um produto estável e funcional. Além disso, o root e as ROMs personalizadas não permitem que o modelo de segurança do WhatsApp funcione adequadamente. Se você usa um aparelho com root ou ROMs personalizadas, outros apps talvez possam ler suas mensagens, mesmo com a criptografia de ponta a ponta”, diz o documento do WhatsApp.

Confira outras matérias do Canaltech:

VÍDEO:  COMO BAIXAR O WHATSAPP NO PC #Shorts 

Continua após a publicidade