Microsoft Edge classifica Firefox como potencialmente nocivo e bloqueia download

Microsoft Edge classifica Firefox como potencialmente nocivo e bloqueia download

Por Igor Almenara | Editado por Douglas Ciriaco | 11 de Maio de 2021 às 10h45
Rubens Eishima/Canaltech

Utilizar um navegador para baixar outro é das alternativas mais simples para migrar entre browsers no computador. No Windows 10, o Edge assume o papel de abrir caminho para os demais, entretanto, segundo relatos em comunidades do Reddit, o programa da Microsoft passou a bloquear o download direto do rival Firefox, classificando-o como "software potencialmente nocivo".

“Firefox Installer.exe foi bloqueado pois pode danificar o seu dispositivo”, informa imediatamente o Edge. A classificação não impede o download propriamente dito, mas exige alguns cliques a mais ou até a desativação do Microsoft Defender SmartScreen para permitir a instalação do browser concorrente.

Bloqueio exige que o usuário busque alternativas (Imagem: Reprodução/Reddit)

Segundo comentários no Reddit, essa abordagem se aplica a todas as versões do Firefox — estável, beta, dev ou Nightly —, portanto são dispensadas as suspeitas de que servem de aviso para as distribuições não estáveis, não recomendadas para a grande maioria dos usuários. Por aqui, no Canaltech, a notificação não aconteceu, portanto este pode ser um erro eventual ou já tenha sido corrigido.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

A etiqueta de “potencialmente nocivo” pode não ter sido parte de uma estratégia da Microsoft para minar o crescimento do Firefox, mas somente uma falha na proteção nativa do sistema. Vale lembrar que, embora o Chrome continue na liderança absoluta — logo seguido pelo Safari, em segundo lugar —, Firefox e Edge disputam a terceira colocação por uma margem minúscula. Em abril, ela foi conquistada pelo browser da Mozilla.

Fonte: Reddit (1, 2)

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.