Adeus, Internet Explorer: 2022 marca fim derradeiro do navegador da Microsoft

Por Alveni Lisboa | Editado por Douglas Ciriaco | 19 de Maio de 2021 às 16h55
Rubens Eishima/Canaltech

Após diversos anúncios e adiamentos, a Microsoft está decidida a finalmente por o último prego no caixão do navegador Internet Explorer, e a data do falecimento está marcada para 15 de junho de 2022. Após esse dia, o aplicativo será removido do Windows 10 e perderá qualquer suporte técnico oferecido pela companhia.

Em post publicado no blog oficial do Windows 10, a empresa se referiu ao Microsoft Edge como o futuro da internet, com uma navegação mais rápida, segura e moderna. Para quem ainda usa o IE, o recomendado é atualizar para o novo navegador ou buscar alguma alternativa no mercado — se optar pelo Edge, dá para importar senhas, histórico, favoritos e outros recursos.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Quem usa o Windows 10 provavelmente já tem o Edge instalado na máquina (Imagem: Reprodução/Microsoft)

O browser também possui compatibilidade com sites construídos em tecnologias mais antigas, o que pode afastar qualquer preocupação que um usuário mais tradicional ainda tenha. O Edge tem um "modo IE" integrado para que seja possível acessar páginas e aplicativos criados especialmente para o Explorer.

A aposentadoria não afetará os aplicativos de desktop Windows 10 LTSC e Server Internet Explorer 11 no mercado, nem o mecanismo MSHTML (Trident).

A linha do tempo do Internet Explorer chegará ao fim em 2022 (Imagem: Reprodução/Microsoft)

A notícia não é nada surpreendente, já que a fabricante anunciou no ano passado que a suíte aplicativos Microsoft 365 encerraria o suporte para o Internet Explorer 11 em 17 de agosto de 2021. Segundo a empresa, o Internet Explorer poderia apresentar erros ou mesmo não funcionar com serviços web como o Teams, Word, Excel, PowerPoint e Outlook.

Agora, parece que o adeus chegou também para o desktop.

Você vai sentir falta do Internet Explorer ou nunca nem chegou a usar o popular navegador? Deixe sua opinião nos comentários.

Fonte: Windows Blog

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.