Publicidade

Microsoft pode ajudar o Chrome a ficar mais veloz

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 27 de Julho de 2021 às 14h53

Link copiado!

Reprodução/Kaspersky
Reprodução/Kaspersky
Tudo sobre Microsoft

Quando a Microsoft abandonou o Edge antigo para se dedicar a um navegador totalmente construído com base no Chromium, projeto open source que serve de base para o Chrome, muita gente ficou com pé atrás. Agora, a parceria parece ter rendido frutos para ambos: a criadora do Windows está focada em um recurso para o Chrome que melhorará a velocidade das páginas internas do navegador no Windows, Linux, macOS e outras plataformas de desktop.

A novidade utilizará o cache — a memória interna do navegador — para garantir o carregamento instantâneo das páginas ao navegar no próprio Chrome. Isso não se aplicaria aos sites já abertos, mas a uma página com nova guia (chrome://) ou no ajuste de configurações do aplicativo.

Continua após a publicidade

No site de desenvolvedores do Chromium, uma equipe de engenheiros de software da Microsoft revelou estar trabalhando em um “cache de código” para scripts baseados no protocolo chrome://. De modo simplificado, a ideia é agilizar o carramento do script e evitar que todo o processo precise ser refeito de forma completa a cada execução — ao pular algumas “etapas”, a abertura seria mais ágil.

Os navegadores construídos sobre o código do Chromium usam scripts em páginas WebUI, como a “Nova guia”. Ao implementar a melhoria, a companhia teria observado uma redução variável entre 11% e 20% no tempo de abertura na guia ajustada.

Como alguns clientes não usam o cache do WebUI por padrão, a ideia dos engenheiros é permitir a habilitação via código e, futuramente, caso os testes sejam positivos, trazer a novidade como um recurso selecionável para o Chrome.

Por enquanto, tudo ainda está na fase experimental e não há sequer uma previsão de quando os testadores betas poderão desfrutar da novidade.

Continua após a publicidade

Melhorias de cache para o Chrome

Em paralelo ao trabalho da gigante de Redmond, o Google também tem uma equipe focada em usar o cache para melhorar a velocidade de carregamento das páginas da web. Esse recurso é chamado internamente de back-forward cache (memória de retornar/avançar), porque ele abre a página anterior e posterior instantaneamente no desktop.

O Chrome 92 começou a implementar essa novidade para alguns usuários e já foi possível notar aprimoramentos interessantes. É algo que já existe há um bom tempo no Android, mas novidade nos computadores de mesa e notebooks.

Parece que o foco atual dos criadores de apps são os ajustes no cache de navegação. Você notou alguma diferença no Chrome 92? Acredita que o novo trabalho da Microsoft pode ajudar a dar mais velocidade? Deixe sua opinião nos comentários.

Continua após a publicidade

Fonte: Chromium Gerrit