Publicidade

Chrome pode permitir reabertura imediata das guias fechadas acidentalmente

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 08 de Julho de 2021 às 12h35

Link copiado!

Reprodução/Kaspersky
Reprodução/Kaspersky
Tudo sobre Google

Quem nunca fechou uma aba por engano e ficou desesperado tentando recuperá-la? Isso é bastante comum, principalmente para quem trabalha com várias delas abertas. Pensando nisso, o Google Chrome pretende trazer um recurso para reabrir instantaneamente uma guia fechada por acaso.

O navegador deve trazer um novo modo de agilizar a retomada da navegação no aplicativo para computadores tradicionais. Hoje, o Chrome usa o cache para retroceder e abrir as páginas rapidamente quando se usa o botão de avançar ou voltar na barra de endereços. O objetivo é reproduzir essa interação, mas nas guias.

Continua após a publicidade

A descoberta foi feita pelo site Android Police com base no relato de bugs no Chromium Gerrit, repositório onde desenvolvedores propõem correções para recursos experimentais. Com a mudança em vigor, as guias fechadas permanecerão armazenadas na memória por 15 segundos, o que torna possível retornar do exato ponto onde parou neste tempo.

No modelo atual, é possível pressionar CTRL+Shift+T para retomar a aba fechada, mas o site é recarregado a partir do zero e pode causar a perda dos dados digitados. A nova solução retomaria página instantaneamente, e do jeito que o usuário a havia deixado. Além da praticidade, espera-se que não haja aumento no consumo de processamento da máquina, já que apenas um cache temporário seria gerado.

Reabertura de grupos de guias

O Google parece estar trabalhando também na possibilidade de reabrir grupos de guias fechados acidentalmente. Com isso, seria possível restaurar não apenas uma, e sim várias abas em simultâneo. Tudo deve voltar ao exato estado como se encontrava: se você estivesse em uma leitura no Canaltech, a aba retornaria para o exato ponto onde parou.

Continua após a publicidade

A companhia também desenvolve uma metodologia para tornar a restauração mais simples. Ainda não está claro como isso deve funcionar, porém especula-se que seja algum tipo de botão ou aviso na tela.

Por enquanto, tudo não passa de testes internos e ainda é cedo para saber se as novidades chegarão, de fato, ao Chrome. Como ainda não está nem na versão Canary, ninguém sabe muito o que esperar do desenvolvimento.

A expectativa mais otimista é de essa novidade desembarcar apenas no Chrome 94 ou até no 95, a depender de como as correções de falhas devem ocorrer. Se tudo der certo, talvez essa versão do Chrome chegue no final de setembro ou início de outubro, inicialmente para Chromebooks e depois para os demais usuários.

Fonte: Android Police, Chrome Gerrit