Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Chrome agora conta com reforço do Google Lens para melhorar busca por imagens

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 22 de Julho de 2021 às 12h48

Link copiado!

Igor Almenara/Canaltech
Igor Almenara/Canaltech
Tudo sobre Google

O Chrome para desktop passou a embarcar o Google Lens para fazer pesquisar imagens na internet. As lentes inteligentes foram expandidas ao navegador e agregam mais habilidades para a pesquisa por figuras, ampliando as informações em cada resultado com imagens parecidas e outros elementos. Quando acessado pelo Chrome, o buscador também conta com novidade semelhante.

Anteriormente, a única alternativa para pesquisar imagens no Chrome pelo desktop era acionar a “Pesquisa por imagem” a partir do menu de contexto (botão direito do mouse). A busca levava os usuários para o Google Imagens apresentando os resultados limitados a imagens semelhantes, resoluções variadas daquele mesmo arquivo e outros sites que também a utilizaram.

Continua após a publicidade

O processo era pouco prático e não parecia ser uma herança do Google Lens, a ferramenta de lentes inteligentes da gigante. Com a atualização, o Chrome dá uma baita reforçada nesse mecanismo, permitindo que utilizadores encontrem imagens parecidas com maior precisão, confiram o contexto da figura pesquisada e a publicação que melhor se encaixa com o arquivo.

Essa é a segunda vez que o Google Lens é implementado de alguma forma para desktop. Sua estreia foi no Google Fotos, como um mecanismo para captar texto de registros salvos no backup. Neste caso, porém, ela consegue apenas ler o conteúdo para facilitar o "copia e cola" de números telefônicos e outros detalhes.

Recurso é antigo no celular

No Chrome para celular, recurso semelhante já estava disponível. As lentes inteligentes do Google têm uma presença muito mais evidente no mobile, permitindo que se busque por imagens direto do navegador, do Google Fotos ou até em tempo real, por meio do app Google Lens.

Continua após a publicidade

A versão 92 do Google Chrome está sendo distribuída entre os usuários do navegador gradativamente, mas a essa altura já deve estar disponível para quase todo mundo. Se você ainda não encontrou a novidade, cheque na seção “Sobre o Chrome”, escondido no menu do canto superior direito, para forçar a busca por atualizações. Deve ser necessário reiniciar o programa para concluir o processo.

Buscador reforçado

Outra novidade importante que está chegando para usuários de navegador é a pesquisa por imagens no Google Lens a partir do buscador. Ao abrir os detalhes de uma figura no Google Imagens, um botão com ícone do Lens aparece no canto superior direito da janela. Ao clicar sobre ele, arquivos semelhantes ou relacionados ao objeto pesquisado são apresentados logo abaixo.

Continua após a publicidade

Essa implementação é mais um reforço para as pesquisas, mas parece não substituir o mecanismo antigo por completo. Se você não usa a busca pelo Lens, os resultados padrões baseados em semelhanças com aquela imagem ainda aparecem.

Neste caso, a ferramenta parece estar sendo liberada gradativamente entre usuários do navegador e não é necessário atualizar o app para a versão mais recente. Se ainda não apareceu para você, resta aguardar e ficar de olho na pesquisa por imagens para identificar o ícone assim que estiver disponível.

Fonte: 9to5Google