Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Microsoft Office lança visual inspirado no Windows 11 para todos

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 02 de Dezembro de 2021 às 15h00

Link copiado!

Reprodução/Microsoft
Reprodução/Microsoft

A Microsoft começou a liberar a nova aparência para o seu pacote de aplicativos Office para o público geral no Windows. Apresentado em junho, o design foi pensado para se adequar à identidade visual introduzida pelo Windows 11 e traz alguns conceitos bem interessantes.

A primeira novidade que muita gente pode notar é a aparência mais limpa e uma ênfase maior nas cores de destaque de cada aplicativo, assim fica mais fácil saber em qual software você está trabalhando apenas em uma rápida olhada. No Word, por exemplo, você vai notar uma paleta de cores puxada para o azul, enquanto no Power Point notará mais tonalidades de laranja/vermelho.

Continua após a publicidade

Outra importante adição é o suporte ao tema padrão do seu sistema operacional: se o Windows estiver com o tema escuro habilitado, todos os programas passarão a usar tons de preto em vez do branco — os textos, nesse caso, deixam de ser pretos e ficam brancos. Essa mudança pode causar estranheza para muita gente, mas foi perfeita para os amantes dos tons menos iluminados, que forçam mais os olhos de quem precisa trabalhar o dia inteiro na frente do PC.

A faixa de opções e seus ícones passaram a adotar o visual quadrado com cantos arredondados, o que dá uma aparência mais elegante, e pode ser personalizada com os atalhos que você mais utiliza no dia a dia. Caixas de diálogo e menus também foram reformulados para ter esse visual inspirado no Windows 11.

Mais novidades no Office 2021

A Microsoft ainda prometeu adicionar suporte ao efeito de transparência Mica, característico do Windows 11, mas ainda pouco conhecido de quem não é usuário do sistema. Na prática, ele entrega um efeito de transparência, como ocorre no Menu Iniciar e softwares do sistema.

Continua após a publicidade

Embora tenha sido pensado para o novo sistema da Microsoft — e quem está nele tem prioridade na distribuição —, usuários do Windows 10 também têm acesso ao visual renovado. Os assinantes do Microsoft 365 ou proprietários da licença perpétua do Microsoft Office 2021 podem desfrutar da novidade agora mesmo ao clicar no botão de alternância "Em breve", o ícone de megafone na barra de título dos aplicativos do Office.

Vale lembrar que a maioria dessas adições afetam basicamente a parte a visual, com pouquíssimo impacto na experiência de uso das ferramentas do Office. Assim, se você ainda não tiver recebido a atualização (apenas 50% dos usuários que executam a versão mais recente) é só aguardar a liberação gradual.

Fonte: Microsoft