Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Efeitos de transparência do Windows 11 chegam ao Office; veja como ficaram

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 25 de Novembro de 2021 às 12h53

Link copiado!

Reprodução/Microsoft
Reprodução/Microsoft
Tudo sobre Microsoft

O visual semitransparente do Windows 11 foi ampliado para mais aplicativos nas versões experimentais do sistema operacional. O design do novo sistema agora pode ser encontrado no fundo do Microsoft Word e em barras de título de uma série de outros programas construídos com base na Plataforma Universal do Windows (UWP).

As adições são bastante evidentes e, claro, dão mais uniformidade ao sistema operacional. A translucidez é parte do material Acrílico, um dos efeitos visuais aplicados a superfícies na interface do Windows 11: o formato adapta janelas, caixas de opções e barras de título com as cores de itens que estão atrás delas, simulando uma transparência de “vidro congelado”, como descreve a Microsoft.

Continua após a publicidade

Prévias recentes acessadas por membros do programa Windows Insider mostram o efeito acrílico em programas como o Dicas e o Hub de Comentários, ambos construídos sobre as APIs da UWP. Os programas que compõem a suíte Office — Word, Excel e PowerPoint, por exemplo — também foram redecorados com o material Acrílico tanto na barra de título quanto ao fundo dos documentos.

Visualmente, a adição é interessantíssima. O sistema consegue abraçar cores do papel de parede sem abraçar tons vibrantes ou predominantes, como o Android faz com as Cores Dinâmicas.

Remete ao Windows Aero, mas mais leve

Pela expansão do tema, a Microsoft parece querer implementar o mesmo nível de padronização que fez com o Windows Aero, inaugurado no Vista e popularizado no Win 7 — o material novo estará presente em praticamente toda janela, especialmente aquelas construídas sobre as APIs da casa.

Continua após a publicidade

O material Acrílico, porém, teria demanda gráfica bem menor que o Aero, mesmo que pareça mais moderno. A dona do Windows não revela números sobre as melhorias em performance, mas ainda permite que os usuários a desativem a partir de Configurações > Personalização > Cores, caso o efeito translúcido não agrade ou pareça estar sugando desempenho demais.

Materiais que compõem o Windows 11

No novo sistema da Microsoft, três materiais regem a identidade da interface: Mica, Acrílico e Smoke ("Fumo", na tradução da empresa). Enquanto o Acrílico adiciona efeitos de transparência em partes discretas de um programa, o Mica e o Fumo são mais focados na legibilidade de conteúdo.

Continua após a publicidade

O Mica é o material opaco apresentado no Windows 11 que compõe a maior parte da interface. Ele abraça características menos vibrantes, discretas, com suporte a modos claros e escuros, já equipada com indicativos de "estados ativos e inativos" de janelas, para melhor indicar quando um programa foi selecionado pelo usuário.

Do outro lado, o Fumo é um incremento para as melhorias de legibilidade. Esse material enfatiza uma superfície sobre a outra ao esmaecer a janela que está abaixo de outra, para dar importância àquela que a sobrepõe. Esse elemento visual é principalmente utilizado em janelas de avisos de aplicativos.

Continua após a publicidade

Fonte: Reddit