Efeitos de transparência do Windows 11 chegam ao Office; veja como ficaram

Efeitos de transparência do Windows 11 chegam ao Office; veja como ficaram

Por Igor Almenara | Editado por Douglas Ciriaco | 25 de Novembro de 2021 às 12h53
Reprodução/Microsoft

O visual semitransparente do Windows 11 foi ampliado para mais aplicativos nas versões experimentais do sistema operacional. O design do novo sistema agora pode ser encontrado no fundo do Microsoft Word e em barras de título de uma série de outros programas construídos com base na Plataforma Universal do Windows (UWP).

As adições são bastante evidentes e, claro, dão mais uniformidade ao sistema operacional. A translucidez é parte do material Acrílico, um dos efeitos visuais aplicados a superfícies na interface do Windows 11: o formato adapta janelas, caixas de opções e barras de título com as cores de itens que estão atrás delas, simulando uma transparência de “vidro congelado”, como descreve a Microsoft.

Efeitos de transparência sobre o fundo da tela de edição (Imagem: Reprodução/Reddit)

Prévias recentes acessadas por membros do programa Windows Insider mostram o efeito acrílico em programas como o Dicas e o Hub de Comentários, ambos construídos sobre as APIs da UWP. Os programas que compõem a suíte Office — Word, Excel e PowerPoint, por exemplo — também foram redecorados com o material Acrílico tanto na barra de título quanto ao fundo dos documentos.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Visualmente, a adição é interessantíssima. O sistema consegue abraçar cores do papel de parede sem abraçar tons vibrantes ou predominantes, como o Android faz com as Cores Dinâmicas.

Remete ao Windows Aero, mas mais leve

Pela expansão do tema, a Microsoft parece querer implementar o mesmo nível de padronização que fez com o Windows Aero, inaugurado no Vista e popularizado no Win 7 — o material novo estará presente em praticamente toda janela, especialmente aquelas construídas sobre as APIs da casa.

Parte do Windows Aero era o efeito de transparência que imitava vidro (Imagem: Reprodução/Microsoft)

O material Acrílico, porém, teria demanda gráfica bem menor que o Aero, mesmo que pareça mais moderno. A dona do Windows não revela números sobre as melhorias em performance, mas ainda permite que os usuários a desativem a partir de Configurações > Personalização > Cores, caso o efeito translúcido não agrade ou pareça estar sugando desempenho demais.

Materiais que compõem o Windows 11

No novo sistema da Microsoft, três materiais regem a identidade da interface: Mica, Acrílico e Smoke ("Fumo", na tradução da empresa). Enquanto o Acrílico adiciona efeitos de transparência em partes discretas de um programa, o Mica e o Fumo são mais focados na legibilidade de conteúdo.

O Material Mica é opaco, sensível ao tema do sistema e focado em legibilidade (Imagem: Reprodução/Microsoft)

O Mica é o material opaco apresentado no Windows 11 que compõe a maior parte da interface. Ele abraça características menos vibrantes, discretas, com suporte a modos claros e escuros, já equipada com indicativos de "estados ativos e inativos" de janelas, para melhor indicar quando um programa foi selecionado pelo usuário.

O Smoke (ou "Fumo") destaca a janela mais importante de um programa ao esmaecer a parte que está em segundo plano (Imagem: Reprodução/Microsoft)

Do outro lado, o Fumo é um incremento para as melhorias de legibilidade. Esse material enfatiza uma superfície sobre a outra ao esmaecer a janela que está abaixo de outra, para dar importância àquela que a sobrepõe. Esse elemento visual é principalmente utilizado em janelas de avisos de aplicativos.

Fonte: Reddit

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.