Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Microsoft apresenta novo visual para aplicativos do Office no Windows 11

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 28 de Junho de 2021 às 18h35

Link copiado!

Divulgação/Microsoft Office
Divulgação/Microsoft Office
Tudo sobre Microsoft

Para alinhar o visual do Office ao lançamento do Windows 11 Preview Build de hoje, a Microsoft anunciou uma importante atualização para os aplicativos da suíte. Esse update deve trazer a nova experiência do design Fluent para todos apps da plataforma.

São esperadas mudanças no Word, Excel, PowerPoint, OneNote, Outlook, Access, Project, Publisher e Visio. Devem receber a atualização inicialmente quem for membro do Office Insiders, o programa de testes para os apps, executando as compilações do Canal Beta 14228.20000 ou posterior no Windows 11 ou Windows 10. Somente após essa fase de testes ser concluída é que os aprimoramentos serão enviados ao usuário final.

Continua após a publicidade

Os aprimoramentos visuais podem ser desativados no botão localizado no canto superior direito do menu. É só procurar por um ícone que parece um megafone para abrir o painel de alternância entre a interface antiga e a nova, bem como a opção de replicar a configuração a todos os apps ou somente a um em específico.

Por enquanto, esse opção de desfazer não está presente no Access, Project, Publisher ou Visio — mo Outlook, ele está acessível, mas não permite desativar. Essa é uma falha que será corrigida em breve pela companhia, para permitir que todos os apps se alinhem (ou não) ao novo visual.

Novo visual

Com uma “cara mais limpa”, o novo Office traz esquema de cores aprimorado, ícones de cada app no canto superior direito, bordas arredondadas e algumas opções de integração entre os três principais apps do Office: Word, Excel e PowerPoint.

Continua após a publicidade

O Office agora corresponde ao tema do Windows, seja ele claro, escuro, colorido ou cinza escuro. Essa novidade deve deixar toda a interface ajustada, o que vai dar mais uniformidade no visual dos apps — antes, eles não se alinhavam ao esquema de cores, obrigando a pessoa a trabalhar com a aparência clara independentemente do resto do sistema.

A barra de ferramentas de acesso rápido agora está oculta por padrão. Para exibi-la novamente, é só clicar com o botão direito na faixa de opções ou no ícone de opções correspondente, selecionando a opção “Mostrar barra de ferramentas de acesso rápido”.

Graças a um novo recurso, dá para compartilhar a apresentação do PowerPoint direto para o Outlook, por exemplo, exibindo no corpo do e-mail uma prévia do conteúdo do arquivo. Essa é uma novidade chamada sharing deck e também deve funcionar de modo integrado com outros apps.

Continua após a publicidade

Problemas já conhecidos

Como o foco dos desenvolvedores foi ajustar a aparência do Office, não há muitas novidades do ponto de vista de funcionalidades adicionadas. Segundo a Microsoft, ainda há alguns problemas pontuais de inconsistências de cores e estilos diferentes em alguns momentos na interface.

O menu Arquivo ainda está no padrão antigo, portanto nada de alinhamento ao novo visual. Em alguns casos, o título do documento pode aparecer desalinhado na barra de título, mas isso deve ser corrigido em breve.

Continua após a publicidade

Há também alguns bugs nas animações que podem fazer com que a transição de um app para outro seja diferente do esperado. A galeria de visualização também apresenta falha quando usado o tema cinza escuro — é só expandi-la para corrigir o problema de forma temporária.

Por se tratar de uma versão de testes, é natural que hajam problemas. Se você não estiver inscrito no programa de experimentadores do Office, possivelmente só vai receber o update quando tudo estiver corrigido.

Gostou da nova aparência do Office ou prefere o visual antigo? Deixe sua opinião abaixo.

Fonte: Microsoft Office