Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Microsoft Edge vai abandonar 5 recursos nativos; saiba quais

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 28 de Agosto de 2023 às 14h25

Link copiado!

Felipe Freitas/Canaltech
Felipe Freitas/Canaltech

A Microsoft está abandonando o desenvolvimento de cinco recursos nativos do Edge como forma de simplificar a experiência e melhorar o desempenho do navegador. As novidades aparecem na versão 117 do browser, que foi disponibilizada para usuários Beta em caráter de testes, também adicionando novos recursos ao software.

5 recursos que o Edge vai perder

A expectativa é que os recursos abandonados deixem de fazer parte do Edge nas próximas atualizações. Prepare-se, então, para se despedir das seguintes funcionalidades:

Continua após a publicidade
  1. Math Solver: reconhece problemas matemáticos e os resolve a partir de imagens;
  2. Picture Dictionary: oferece guias visuais para palavras selecionadas, auxiliando na leitura;
  3. Citations: gerenciador de citações a estudos e obras durante pesquisas online;
  4. Grammar Tools: corretor ortográfico;
  5. Kids Mode: sistema de controle parental que também inclui temas e customizações do navegador.

O começo do fim está marcado para setembro, quando o Edge 117 chega a todos os usuários, já incluindo a notícia do abandono no desenvolvimento dos recursos. Na sequência, eles devem deixar de existir definitivamente nos lançamentos seguintes, com os usuários dependendo de extensões e outros aplicativos caso ainda precisem dos recursos.

Edge também ganha novas funções

Para compensar, a mesma atualização prévia do navegador também traz recursos adicionais para ampliar suas capacidades. O maior destaque é a ferramenta Smart Find, que usa inteligência artificial para auxiliar na busca por frases ou termos mesmo quando o usuário comete um erro de digitação.

Outra funcionalidade, mais lúdica, fará com que a Microsoft plante uma árvore em nome do usuário do Edge que cuidar bem de uma versão digital da planta, a partir de uma semente virtual. Os detalhes do projeto ainda são escassos, mas ele deve funcionar a partir da Carteira, recurso que serve para salvar dados de cartão de crédito e outras informações financeiras.

Por fim, a atualização deve trazer maior facilidade para que usuários corporativos alternem entre seus perfis pessoais e de trabalho. Essa possibilidade poderá ser automatizada a partir do update do Microsoft Edge, de acordo com parâmetros de login definidos pelo utilizador, quando aplicáveis.

A expectativa é que a atualização seja liberada no dia 14 de setembro, a tradicional Patch Tuesday da Microsoft. Como costumeiro, a empresa libera grandes atualizações para o Windows e outros aplicativos na segunda terça-feira de cada mês, com correções de segurança, adição e, como neste caso, retirada de recursos de seus produtos.