Microsoft Edge facilitará o bloqueio de anúncios no Android
Por Alveni Lisboa • Editado por Douglas Ciriaco |

A versão para desenvolvedores do Microsoft Edge recebeu uma atualização que permite bloquear anúncios mais facilmente no Android. O update 110.0.1587.1 trouxe uma função experimental para oferecer um reforço no combate às propagandas para celulares.
- IA da Nvidia promete aprimorar vídeos de baixa qualidade da web
- Microsoft Edge vs Opera: qual o melhor navegador?
O recurso impede a reprodução de anúncios com um toque longo sobre o local desejado. Ainda não está claro se a medida é apenas para os reclames de imagens e GIFs estampados em sites ou se também afetarão os vídeos reproduzidos no navegador.
Outra novidade em testes do Edge é um seletor de plano de fundo para a página "Nova guia" do navegador. Este é um recurso que o rival Chrome já disponibiliza há algum tempo, mas que agora pode chegar para o concorrente da Microsoft, dando mais opções de personalização para o usuário.
Uma API de gerenciamento de permissões, relacionada ao WebView2, também chegou junto da nova versão, incluindo algumas opções voltadas para o mercado corporativo. Entre essas adições para favorecer as empresas estão uma política de configuração fixa de visualização de impressão, regras para o uso do "Modo Toque" e a possibilidade de admins desabilitarem as ferramentas de gramática do leitor imersivo.
Como de costume, a versão mais recente do Microsoft Edge também corrige vários bugs ao abrir guias novas, ao usar o tradutor integrado e ao visitar sites de compras. Essas melhorias foram para a versão para desktop, para iOS e para Android.
Quando chega o bloqueador de anúncios do Edge?
A versão estável do Edge atual é a 108, enquanto as melhorias aqui apresentadas são para a versão 110. É provável que tudo isso só chegue para o usuário em fevereiro de 2023 com o lançamento oficial do Microsoft Edge 110, que marcará o fim do suporte a duas versões do Windows.
O navegador também deve aposentar oficialmente o Internet Explorer 11. O Edge tem um modo de compatibilidade para usuários e desenvolvedores rodarem o IE, cujo propósito é rodar aplicações mais antigas criada para o falecido navegador.