Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Microsoft Edge agora conta com barra lateral com utilitários

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 02 de Setembro de 2022 às 14h51

Link copiado!

Felipe Freitas/Canaltech
Felipe Freitas/Canaltech

A Microsoft decidiu reformular a barra lateral para torná-la mais útil no navegador Edge. O local contém botões para a execução de atividades mais rapidamente, como ver dados sobre um site, acessar seu e-mail ou abrir documentos do Office. Trata-se de uma evolução da "Barra do Edge", lançada em 2020, com foco em um feed de notícias.

A barra lateral deve funcionar como uma central de utilidade, com vários painéis pequenos que permitem mais agilidade durante a navegação. É possível acessar widgets de calculadora, dicionário, velocidade de internet, conversor de unidades e jogos. Ao clicar no ícone de "+" você terá acesso aos atalhos compatíveis, que ainda são poucos, mas devem crescer em quantidade a partir de agora.

Continua após a publicidade

Além disso, há atalhos úteis para quem é assinante do Office365, com integração direta para envio de e-mails via Outlook e monitoramento da sua agenda de compromissos. A parte boa é o funcionamento na própria guia, em um espaço lateral que ocupa somente uma parte da tela.

No caso dos documentos do Office, a integração funcionará apenas como um atalho para o Word, Excel e PowerPoint. Mesmo assim, pode ser útil para reabrir um arquivo fechado por engano ou aquele que você precisa utilizar diariamente. Diferentemente dos e-mails, não dá para editar sua planilha em uma miniatura do navegador, portanto o usuário é levado a uma nova guia.

Contextualização de sites

A "nova barra" contém ainda um painel chamado Discover (Descobrir, em português), cuja premissa é adicionar informações contextuais para aprimorar a navegação na web. A ideia funciona bem para sites de notícias, os quais são descritos e classificados por um índice de confiabilidade, ótimo para quem deseja evitar fake news. Há também informações sobre a linguagem utilizada e de onde vem o tráfego principal de visitantes.

Continua após a publicidade

Ao navegar por artigos, o mecanismo puxa informações da Wikipedia e de outros sites referenciais para trazer detalhes sobre o assunto. Essa é uma ferramenta útil para quem está em busca de conteúdo aprofundado sobre determinado tema.

Outro uso excelente do painel Descobrir são nos sites de receitas culinárias. A barra lateral consegue organizar a lista de ingredientes e sintetizá-las para facilitar o seu trabalho. Desta forma, o usuário precisa focar apenas no modo de preparo, já que as quantidades e alimentos necessários estarão separados no canto.

Ainda pouco personalizável

Continua após a publicidade

Se existe um ponto negativo da experiência é a falta de opções de personalização. Esqueça o ajuste da altura, largura ou cores, porque o Edge deixa você apenas ocultar ou mostrar a barra lateral com o atalho (Control + Shift + / ). É claro que o usuário ainda pode definir quais ícones e botões estarão ali presentes, mas é uma "liberdade limitada".

Quem utiliza desktops com grandes monitores pode querer experimentar a barra, afinal perder um espacinho na tela pode não ser um problema. Para donos de notebooks com telas menores ou dispositivos móveis, como celular e tablets, talvez o recurso seja menos atrativo.

Para experimentar, basta atualizar o Microsoft Edge para a versão mais recente. Siga os passos abaixo:

  1. Clique no menu de três pontos, no canto superior direito;
  2. Procure pela opção "Mostrar barra lateral";
  3. Se não aparecer, vá até "Configurações" e procure pela guia "Aparência";
  4. Lá, você deve rolar até a seção "Personalizar barra de ferramentas" e ativar o botão para exibir a barra.
Continua após a publicidade

A novidade ainda está em fase de testes, e já havia sido visualizada desde a semana passada, mas nem todos os usuários têm acesso a ela. Se a opção não surgir para você, o jeito é aguardar até o próximo update e torcer para a Microsoft liberar a barra para mais pessoas.

A barra lateral do Edge parece estar anos-luz à frente do Chrome. Ontem (1), o navegador do Google começou a testar novas possibilidades de personalização deste espaço, possivelmente inspirado por este lançamento da Microsoft. No Chrome, contudo, não há nada concreto, nem sequer próximo do espaço utilitário introduzido pelo Edge.

Fonte: The Verge