Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Microsoft Edge 95 é uma das maiores (e melhores) atualizações dos últimos meses

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 22 de Outubro de 2021 às 17h18

Link copiado!

Divulgação/Microsoft
Divulgação/Microsoft
Tudo sobre Microsoft

A Microsoft lançou nesta sexta-feira (22) a versão 95 estável do seu navegador Edge, como parte do ciclo regular de atualizações a cada quatro semanas. Neste update, o foco foi nas melhorias gerais da experiência do usuário, com ajustes nas coleções, aprimoramento dos downloads e até uma possível duração mais efetiva da bateria nos celulares.

Uma das principais novidades é o fortalecimento dos PDFs via navegador: agora, é possível continuar a leitura de onde foi interrompida (e fazer anotações com a caneta em prints de tela) e adicionar caixas de texto. Esse segundo recurso deve permitir o preenchimento de formulários online, sem precisar usar um editor offline, e a adição de notas neste tipo de arquivo.

Continua após a publicidade

Outra novidade muito bem-vinda para donos de notebooks é um modo de eficiência energética para aumentar a vida útil da bateria. Sempre que o dispositivo entrar no modo de economia, o navegador deve reduzir o consumo de memória e o processamento de dados. Ao que tudo indica, trata-se de um complemento para as guias dormentes, que já colocavam em modo de descanso abas sem uso recente para poupar o uso de RAM.

Para quem gosta  da experiência de Coleções, o Edge trouxe um recurso bem bacana para alunos, professores e pesquisadores: a capacidade de fazer citações diretas e montar listas de leitura. No caso das citações, o próprio navegador já cria a bibliografia completa para o usuário apenas copiá-la para seu trabalho acadêmico.

Agilidade e segurança

Continua após a publicidade

No caso dos downloads, os desenvolvedores ofereceram suporte estendido para aplicativos da web (PWA) e WebView: será possível arrastar e soltar os arquivos da janela do navegador até o Explorador de Arquivos ou na área de trabalho — ou vice-versa.

Também no cenário de agilidade e segurança, o novo Edge vai permitir a alteração de senhas com muito mais rapidez. Em vez de acessar um site e procurar o manualmente onde deve clicar para trocar a senha, você será direcionado para a página correta pelo próprio Edge. O programa já deve preencher automaticamente a senha atual e oferecer uma sugestão de nova password segura e exclusiva nos sites compatíveis.

A build 95.0.1020.30 passa a oferecer suporte a bibliotecas do SharePoint Online direto no Microsoft Edge — quando habilitado, o usuário poderá usar a opção "Exibir no Explorador de Arquivos" para ver os arquivos.

Para quem já é usuário, basta clicar no menu do Edge, selecionar a opção "Ajuda e comentários" e depois clicar em "Sobre o Microsoft Edge" para iniciar a transferência da nova versão. Já para novos usuários, o download da versão recente pode ser feita diretamente no site da Microsoft.

Continua após a publicidade

Fonte: MS Power User