Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Microsoft Edge prepara recurso que será um alento a quem precisa editar PDFs

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 26 de Agosto de 2021 às 15h53

Link copiado!

Divulgação/Microsoft Edge Insider
Divulgação/Microsoft Edge Insider
Tudo sobre Microsoft

O Microsoft Edge já é mais útil que o Chrome na visualização de arquivos PDF em vários aspectos: aAnotações, marcações, leitura em voz alta e outros recursos presentes no navegador da Microsoft dão mais flexibilidade aos documentos que, normalmente, exigem programas específicos para serem editados.

Agora, o Edge testa um novo recurso que o tornará ainda mais eficiente nesse sentido: editar PDFs adicionando blocos de texto no documento PDF. Para escrever no arquivo, basta selecionar a ferramenta da barra superior, na opção “Adicionar texto”, ou clicar com o botão direito do mouse no local desejado para achar a função no menu de contexto.

Continua após a publicidade

Assim que terminar a edição, o bloco de texto “flutuará” sobre o documento e pode ser apagado desta versão do arquivo. Provavelmente, se você salvar o PDF com a modificação feita, aí a única forma de apagar é sobrepondo o texto com espaço vazio.

A ferramenta do Edge permite escolher a cor, o tamanho da fonte e o espaçamento entre caracteres. As caixas de texto, porém, precisam ser alinhadas manualmente — o que não deve ser um problema se seu objetivo é apenas preencher um formulário ou fazer pequenas edições.

Tem mais vindo aí

A versão de testes mais instável do navegador, o Edge Canary, começou a disponibilizar a função para testadores. A edição está sendo distribuída gradativamente, então pode não estar disponível para você ainda — neste caso, resta apenas esperar pela liberação.

Continua após a publicidade

Futuramente, na versão 95, a MS pretende introduzir uma experiência renovada para a visualização de PDFs — é bem provável que a capacidade de edição seja parte do conjunto de novidades. Não há previsão para o início dos testes desse pacote, porém, muito menos da estreia da caixa de texto na versão final do Edge.