Microsoft Edge prepara recurso que será um alento a quem precisa editar PDFs

Microsoft Edge prepara recurso que será um alento a quem precisa editar PDFs

Por Igor Almenara | Editado por Douglas Ciriaco | 26 de Agosto de 2021 às 15h53
Divulgação/Microsoft Edge Insider

O Microsoft Edge já é mais útil que o Chrome na visualização de arquivos PDF em vários aspectos: aAnotações, marcações, leitura em voz alta e outros recursos presentes no navegador da Microsoft dão mais flexibilidade aos documentos que, normalmente, exigem programas específicos para serem editados.

Agora, o Edge testa um novo recurso que o tornará ainda mais eficiente nesse sentido: editar PDFs adicionando blocos de texto no documento PDF. Para escrever no arquivo, basta selecionar a ferramenta da barra superior, na opção “Adicionar texto”, ou clicar com o botão direito do mouse no local desejado para achar a função no menu de contexto.

A adição de textos em PDF é bem básica, mas quebra um galho para preencher formulários (Imagem: Reprodução/Windows Latest)

Assim que terminar a edição, o bloco de texto “flutuará” sobre o documento e pode ser apagado desta versão do arquivo. Provavelmente, se você salvar o PDF com a modificação feita, aí a única forma de apagar é sobrepondo o texto com espaço vazio.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

A ferramenta do Edge permite escolher a cor, o tamanho da fonte e o espaçamento entre caracteres. As caixas de texto, porém, precisam ser alinhadas manualmente — o que não deve ser um problema se seu objetivo é apenas preencher um formulário ou fazer pequenas edições.

Tem mais vindo aí

A versão de testes mais instável do navegador, o Edge Canary, começou a disponibilizar a função para testadores. A edição está sendo distribuída gradativamente, então pode não estar disponível para você ainda — neste caso, resta apenas esperar pela liberação.

Futuramente, na versão 95, a MS pretende introduzir uma experiência renovada para a visualização de PDFs — é bem provável que a capacidade de edição seja parte do conjunto de novidades. Não há previsão para o início dos testes desse pacote, porém, muito menos da estreia da caixa de texto na versão final do Edge.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.