Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Como usar as ferramentas de busca avançada do Google

Por| Editado por Guadalupe Carniel | 21 de Outubro de 2021 às 15h00

Link copiado!

Unsplash/Brett Jordan
Unsplash/Brett Jordan

Através do Google, os usuários do mundo todo são capazes de pesquisar e acessar uma série de conteúdos que estão disponíveis na internet. O intuito é bastante simples: você acessa o site do buscador, digita uma palavra ou frase, clica em “Pesquisar” e em seguida os resultados são exibidos na tela.

No entanto, à medida que mais e mais conteúdos são produzidos e disponibilizados dentro da plataforma, faz-se necessário um método de restringir e direcionar ainda mais as buscas que podem ser realizadas. Para isso, existe a busca avançada do Google.

Continua após a publicidade

Se você ficou interessado, confira abaixo um pouco mais sobre o recurso e como usá-lo no seu celular ou no PC!

O que é a busca avançada do Google

A busca avançada do Google nada mais é do que um conjunto de comandos e ajustes capazes de refinar ainda mais a sua pesquisa na plataforma. Com as páginas de busca avançada, é possível encontrar qualquer conteúdo através de palavras-chave, em um site específico, imagens de uma cor ou de proporção específica, ou até mesmo do tempo de duração de um vídeo — enfim, as possibilidades são vastas.

Como usar as ferramentas de busca avançada do Google no celular

Passo 1: através de um navegador web em seu celular, acesse as páginas de busca avançada do Google para sites e arquivos, imagens, vídeos e livros:

Todas as páginas permitem que você faça a busca por palavras específicas, expressões exatas, palavras que não podem aparecer ou intervalos numéricos. Primeiro, preencha esses campos da maneira que for mais conveniente.

Continua após a publicidade

Passo 2: caso tenha acessado a opção de sites e arquivos, selecione qual o idioma, região, última data de atualização, insira em qual domínio a busca deve ser feita e, se está buscando por um arquivo, selecione o seu formato. Finalizados os ajustes, clique em “Pesquisa avançada”.

Passo 3: ao acessar a pesquisa avançada de imagens, configure um tamanho, proporção, se quer uma imagem colorida, em preto e branco, transparente ou com uma cor específica, o tipo, o país, o formato e os direitos de uso. Finalizados os ajustes, clique em “Pesquisa avançada”.

Continua após a publicidade

Passo 4: para vídeos, configure o idioma, a duração, a data, qualidade, site ou domínio e legendas. Finalizados os ajustes, toque em “Pesquisa avançada”.

Passo 5: na busca avançada do Google Livros, configure o tipo de conteúdo, o idioma, o título, o autor, a editora, o ISBN ou o ISSN. Finalizados os ajustes, clique em “Pesquisa avançada”.

Continua após a publicidade

Como usar as ferramentas de busca avançada do Google no PC

Passo 1: através de um navegador web no PC, acesse uma das páginas de busca avançada do Google para sites e arquivos, imagens, vídeos e livros:

Faça a busca por palavras específicas, expressões exatas, palavras que não podem aparecer ou intervalos numéricos. Preencha primeiro esses campos, independente de qual página acessou.

Continua após a publicidade

Passo 2: caso tenha acessado a opção de sites e arquivos, também é possível selecionar qual o idioma, região, última data de atualização, inserir em qual domínio a busca deve ser feita. Se você está buscando por um arquivo, selecione o seu formato e, finalizados os ajustes, clique em “Pesquisa avançada”.

Passo 3: ao acessar a pesquisa avançada de imagens, escolha um tamanho, proporção, se quer uma imagem colorida, em preto e branco, transparente ou com uma cor específica, qual o tipo, o país, o formato e os direitos de uso. Finalizada esta etapa, clique em “Pesquisa avançada”.

Continua após a publicidade

Passo 4: para fazer uma busca avançada para vídeos, configure o idioma, a duração, a data, qualidade, site ou domínio e legendas. Feito isso, clique em “Pesquisa avançada”.

Passo 5: na busca avançada do Google Livros, configure o tipo de conteúdo, o idioma, especifique o título, o autor, a editora e, caso saiba, o ISBN ou o ISSN. Finalizada a etapa, clique em “Pesquisa avançada”.

Continua após a publicidade

Além das opções citadas acima, ainda existem muitos outros comandos disponíveis, como “intitle: *palavra ou frase*” para buscar por palavras-chave contidas no título de uma matéria, “related:canaltech.com.br” para buscar sites similares, e assim por diante.

Pronto! Agora você pode usar as ferramentas de busca avançada do Google para refinar ainda mais a sua pesquisa na plataforma.

Fonte: Google