Como gravar a tela do PC: melhores opções para Windows, Mac e Linux

Como gravar a tela do PC: melhores opções para Windows, Mac e Linux

Por Kris Gaiato | Editado por Bruno Salutes | 06 de Dezembro de 2021 às 15h40
Lalmch/Pixabay

Precisa gravar a tela do seu PC? Seja para compartilhar um gameplay, produzir um vídeo ou até mesmo registrar aulas da escola ou da faculdade, existem inúmeras ferramentas dedicadas a essa função. Mas, afinal, quais são as melhores opções disponíveis atualmente?

Felizmente, existem recursos gratuitos que permitem gravar a área de trabalho e imagens da webcam, além de capturar o áudio do microfone. Alguns deles, inclusive, são nativos de sistemas operacionais como Windows e acabam passando despercebidos pelos usuários.

1. Loom

Compatibilidade: Windows e MacOS
Preço: gratuito com opção de compras no app

O Loom é uma das opções mais dinâmicas e intuitivas da lista para gravar a tela do PC (Captura de tela: Kris Gaiato)

O Loom é uma das ferramentas mais práticas e rápidas para registrar atividades na tela do computador. Compatível com Windows e MacOS, o programa ainda possui uma extensão para Chrome. De quebra, há também versões mobile para Android e iOS.

As gravações capturam tela, áudio e imagens da webcam. Além disso, é possível fazer anotações e desenhos no clipe. Como se isso não bastasse, a interface do Loom é simples e intuitiva, o que torna a sua utilização mais acessível.

2. Apowersoft

Compatibilidade: Windows e MacOS
Preço: gratuito com opção de compras no app

O Apowersoft também se destaca pela interface simples de usar (Captura de tela: Kris Gaiato)

O Apowersoft é outra opção interessante para os sistemas de computador da Microsoft e da Apple. A ferramenta permite gravar a tela do PC de diferentes formas: de forma integral, em apenas um fragmento da tela e com presença da webcam. Usuários ainda podem inserir desenhos e notas enquanto o vídeo é produzido.

3. Xbox Game Bar

Compatibilidade: Windows
Preço: gratuito

Para quem usa Windows, o Xbobx Game Bar é uma saída prática para gravar a tela do PC (Captura de tela: Kris Gaiato)

Software nativo do Windows 10, o Xbox Game Bar tem como foco a gravação de jogos, mas pode ser utilizado para qualquer tipo de registro. Basta apertar Windows + G para abrir o programa ou usar o atalho Windows + Alt + R. Com suporte para áudio e vídeo, a opção ainda facilita o compartilhamento do clipe nas redes sociais.

4. EZVid

Compatibilidade: Windows
Preço: gratuito com opção de compras no app

Embora seja mais engessado, o ExVid oferece um editor de vídeos (Captura de tela: Kris Gaiato)

Diferentemente de outras ferramentas, o EzVid destaca-se por oferecer a função de gravar a tela do PC junto a um editor de vídeo. O software também oferece o Gamer Mode, recurso dedicado ao registro de gameplays. Além disso, os arquivos podem ser facilmente transferidos para o YouTube e Facebook. Infelizmente, a opção está disponível apenas para Windows.

5. QuickTime

Compatibilidade: MacOS e Windows
Preço: gratuito

O QuickTime permite gravar a tela do PC e do iPhone ou iPad quando conectados ao Mac (Captura de tela: Bruno Salutes)

O QuickTime é a opção nativa do MacOS para gravar a tela do PC, mas também está disponível para Windows. Como outros programas do gênero, permite gravar a tela inteira ou uma única janela. Aqui, contudo, há uma vantagem para os entusiastas da Apple: o QuickTime permite gravar a tela do iPhone e do iPad quando conectados ao Mac com cabo.

6. SimpleScreenRecorder

Compatibilidade: Linux
Preço: gratuito

O SimpleScreenRecorder é uma opção nativa para gravar a tela do PC no Linux (Captura: Paulo Real)

Para Linux, uma das melhores opções é o SimpleScreenRecorder. O software nativo permite gravar toda a tela do PC ou apenas uma pequena parte do desktop. Aqui, também há suporte para webcam. Para baixar o programa, é necessário acessar a Snap Store (antiga Central de Programas do Ubuntu) no seu computador.

Com essas ferramentas para registrar as atividades no seu computador, você certamente produzirá vídeos com mais facilidade, eficiência e, se optar por uma opção nativa, praticidade.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.