Conheça 5 ferramentas gratuitas para gravar a tela do seu PC

Conheça 5 ferramentas gratuitas para gravar a tela do seu PC

Lalmch/Pixabay

Se você é um profissional que trabalha com edição de vídeos, um gamer que precisa criar conteúdo para seu canal do YouTube ou se precisa oferecer uma forma eficiente de seus clientes conhecerem seu serviço, certamente já cogitou utilizar um bom software de captura da área de trabalho do sistema.

Felizmente, existem diversas ferramentas gratuitas e bastante eficientes que permitem não só gravar a área de trabalho em vídeo, como também capturar áudio de seu microfone e imagens adicionais da sua webcam para incrementar ainda mais o conteúdo que estiver sendo criado. Conheça algumas delas e aproveite!

Loom (Windows, MacOS e Chrome)

Interface do Loom é intuitiva e não ocupa muito espaço na tela (Foto: Reprodução/André Magalhães)

O Loom é uma das ferramentas mais práticas e rápidas para gravar a tela do computador. Suas gravações conseguem capturar a tela, áudio e até webcam, permitindo também fazer anotações e desenhos. Sua interface é simples e intuitiva, e os vídeos possuem fácil compartilhamento.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

O aplicativo está presente para os sistemas operacionais Windows e MacOS. Possui ainda uma extensão para o Google Chrome, para quem optar por gravar diretamente pelo navegador.

Xbox Game Bar (Windows)

Xbox Game Bar é uma opção nativa muito útil para gamers usuários de Windows (Foto: Reprodução/André Magalhães)

Usuários de Windows 10 possuem um gravador de tela nativo do sistema com a Xbox Game Bar. O software concentra diversas ações para quem está jogando no computador, mas possui funções que podem ser aplicadas em outras ocasiões.

Basta apertar Windows + G para abrir o programa, que possibilita a gravação de áudio e vídeo. A captura rápida do vídeo pode ser feita com o atalho Windows + Alt + R. O Xbox Game Bar ainda facilita o compartilhamento em redes sociais.

RecordMyDesktop (Linux)

Programas para gravar a área de trabalho do PC
RecordMyDesktop é um dos principais aplicativos de captura para Linux (Foto: Divulgação/recordMyDesktop)

O RecordMyDesktop é exclusivo para Linux e permite gravar a área de trabalho por completo ou selecionar uma pequena parte do desktop para a gravação. Possui também suporte para a webcam. O RecordMyDesktop salva os arquivos de vídeo no formato OGG.

Você pode instalar o RecordMyDesktop a partir da Central de Programas do Ubuntu.

EZVid (Windows)

Programas para gravar a área de trabalho do PC
EZvid é acompanhado de um editor de vídeos (Foto: Divulgação/EZVid)

Diferentemente de outras ferramentas, o EZVid destaca-se por capturar a tela e ainda incluir um editor de vídeo. Dessa forma, em apenas um programa é possível fazer a gravação e a edição do material.

Existe ainda o Gamer Mode, que facilita a captura de vídeos dos jogos rodando na máquina. Os arquivos podem ser facilmente transferidos para o YouTube e Facebook, agilizando o processo.

Apowersoft (Windows e Mac)

Apowersoft apresenta diferentes opções de gravação (Foto: Reprodução/André Magalhães)

O Apowersoft é outra opção muito prática para Windows e Mac. A ferramenta permite a gravação de diversas maneiras: tela inteira, seleção parcial da tela e com presença da webcam. Usuários ainda podem inserir desenhos e notas enquanto o vídeo é feito, inclusos em uma interface simples.

Estas são algumas ferramentas interessantes de gravação e captura da tela do seu computador, que certamente poderão ajudá-lo a produzir um bom conteúdo para seus trabalhos.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.