Conheça 5 ferramentas gratuitas para gravar a tela do seu PC

Por Giancarlo Silva
photo_camera Make Use Of

Se você é um profissional que trabalha com edição de vídeos, um gamer que precisa criar conteúdo para seu canal do YouTube ou se precisa oferecer uma forma eficiente de seus clientes conhecerem seu produto ou serviço, certamente já cogitou utilizar um bom software de captura da área de trabalho do sistema.

Felizmente, existem diversas ferramentas gratuitas e bastante eficientes que permitem não só gravar a área de trabalho em vídeo, como também capturar áudio de seu microfone e imagens adicionais da sua webcam para incrementar ainda mais o conteúdo que estiver sendo criado. Conheça algumas delas e aproveite!

CamStudio (Windows)

Programas para gravar a área de trabalho do PC

O CamStudio é uma das ferramentas gratuitas mais conhecidas para Windows. Este programa é de código aberto e captura imagens a partir da webcam, permitindo que ela seja sobreposta à imagem do desktop para que você possa aparecer em seus vídeos. O CamStudio exporta arquivos para os formatos AVI (para melhor qualidade) e SWF (gerando um arquivo mais leve).

RecordMyDesktop (Linux)

Programas para gravar a área de trabalho do PC

Semelhante ao CamStudio, o RecordMyDesktop é exclusivo para Linux e permite gravar a área de trabalho por completo, ou selecionar uma pequena parte do desktop para a gravação. O RecordMyDesktop salva os arquivos de vídeo no formato OGG.

Você pode instalar o RecordMyDesktop a partir da Central de Programas do Ubuntu.

EZVid (Windows)

Programas para gravar a área de trabalho do PC

O EZVid possui um diferencial interessante para que gosta de videogames: o Gamer Mode, que permite gravar mais facilmente vídeos de jogos rodando no PC. Entretanto, uma pequena desvantagem é a impossibilidade de obter o arquivo de vídeo após a gravação, mas o EZVid permite o envio direto para uma conta do YouTube ao final do processo.

Krut Computer Recorder (Windows, Linux e Mac)

Programas para gravar a área de trabalho do PC

O Krut é um software de captura de vídeos desenvolvido em Java, o que permite que ele seja disponibilizado para qualquer sistema operacional. Além de ter diversas opções de ajustes de qualidade, o Krut salva arquivos separados de áudio (no formato WAV) e vídeo (no formato MOV), o que permite uma maior praticidade na hora da edição.

Webinaria (Windows)

Programas para gravar a área de trabalho do PC

Além de permitir a gravação da área de trabalho em vídeo e de capturar áudio e vídeo de microfone e webcam, o Webinaria traz um editor integrado, permitindo fazer cortes em trechos e adicionar marcações e texto, por exemplo. O arquivo resultante pode ser salvo em AVI ou em FLV.

Estas são algumas ferramentas interessantes de gravação e captura da tela do seu computador, que certamente poderão ajudá-lo a produzir um bom conteúdo para seus trabalhos.