Como gravar uma chamada do WhatsApp

Como gravar uma chamada do WhatsApp

Por André Lourenti Magalhães | Editado por Guadalupe Carniel | 06 de Abril de 2022 às 11h10
Pixabay

Quer descobrir como gravar chamada do WhatsApp? O mensageiro não oferece uma opção nativa para salvar o áudio ou o vídeo de uma ligação, mas existem aplicativos de terceiros e funções do seu celular que desempenham essa função.

No Android, é possível gravar o áudio com a ajuda de aplicativos externos. A principal recomendação é o Cube ACR, que possui suporte a chamadas em VoIP (Voice over IP), utilizadas no WhatsApp. Muitos aplicativos gravadores são compatíveis apenas com ligações telefônicas e não funcionam com o mensageiro.

O iOS, por outro lado, não disponibiliza um recurso para captar o áudio. Se você deseja gravar apenas a imagem de uma chamada de vídeo, é possível usar o gravador de tela nativo do Android e do iOS.

É importante lembrar que, para gravar uma chamada, é necessário que ambas as partes concordem com isso. Veja, a seguir, como gravar uma chamada do WhatsApp.

Como gravar uma chamada do WhatsApp com o Cube ACR

Se você deseja gravar uma chamada de voz, a melhor opção é isntalar o Cube ACR (Android). O aplicativo pode ser usado para o WhatsApp e o Skype, por exemplo. Veja o passo a passo:

  1. Baixe o Cube ACR na Google Play Store e abra o app. Primeiramente, libere todas as permissões solicitadas;

  2. Em seguida, ative a ferramenta Cube ACR App Connector na área de acessibilidade do Android. Essa opção é obrigatória para gravar as chamadas;

  3. Após terminar a configuração, selecione o ícone do WhatsApp para abrir o app de mensagens;

    Faça a configuração do Cube ACR para gravar chamada do WhatsApp (Captura de tela: André Magalhães)
  4. Inicie uma chamada de voz no WhatsApp. Logo em seguida, uma notificação do Cube ACR será exibida, informando que a ligação será gravada;

  5. Ao encerrar a chamada, abra o Cube ACR. Na primeira utilização, é necessário tocar em “Ok, entendi” para avançar;

  6. Por fim, localize e reproduza o áudio gravado. Além de usar os controles de reprodução, é possível salvar e compartilhar a gravação em outros aplicativos.

    Confira como gravar chamada de voz do WhatsApp no Android (Captura de tela: André Magalhães)

Como gravar uma chamada de vídeo no iOS

Atenção: a função nativa de gravação de tela do iPhone serve apenas para obter as imagens da chamada de vídeo. Mesmo com o microfone ativo para a gravação, não é possível captar o áudio da ligação. Veja o passo a passo:

  1. Abra a Central de Controle do iPhone e toque no ícone circular para iniciar a gravação de tela;

  2. Em seguida, ative ou desative o microfone e toque em “Iniciar gravação”. Mesmo com o microfone ligado, não é possível gravar o áudio durante a chamada, apenas nos momentos que antecedem ou procedem a ligação;

  3. Comece a gravar sua chamada de vídeo no WhatsApp. O ícone em vermelho no topo da tela indica que o gravador está ativo. Para encerrar, retorne ao painel de controle e pressione o mesmo ícone.

    Saiba como gravar o vídeo de chamada no WhatsApp (Captura de tela: André Magalhães)

Como gravar uma chamada de vídeo no Android

O Android também possui uma função nativa para gravar a tela. Assim como no iOS, há a possibilidade de ativar o microfone, mas a gravação não registra o áudio da chamada, apenas o vídeo. Saiba como usar:

  1. No Android, deslize a tela para baixo duas vezes para acessar a lista de ferramentas. Em seguida, toque em “Gravador de tela”;

  2. Escolha entre gravar sons de mídia e o seu microfone. Toque em “Iniciar gravação” e aguarde a contagem;

  3. Com a gravação em andamento, abra o WhatsApp e faça sua chamada. Um ícone suspenso é exibido na tela: para encerrá-la, pressione o botão de parar.

    Use o gravador do Android para chamadas do WhatsApp (Captura de tela: André Magalhães)

Pronto! Agora você sabe como gravar uma chamada do WhatsApp no celular

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.