8 apps para você editar e turbinar seus posts nas redes sociais

8 apps para você editar e turbinar seus posts nas redes sociais

Por André Lourenti Magalhães | 26 de Agosto de 2020 às 14h00
PhotoMix/PixaBay

Quer melhorar a sua presença nas redes sociais mas não sabe por onde começar? Existem diversos aplicativos gratuitos que podem ajudar na criação de postagens para as principais redes, facilitando o trabalho para quem quer divulgar uma marca, serviço ou até mesmo organizar o próprio perfil pessoal.

O Canaltech separou algumas indicações de apps que vão ajudar na rotina de criação de publicações para redes sociais. As opções variam entre editores de imagem e vídeo, buscadores de hashtags, organizadores de conteúdo entre outros. Confira abaixo!

1. Canva (Android | iOS)

App disponibiliza templates gratuitos para a criação de postagens (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

O Canva é um editor prático de imagens. Destaca-se pelo potencial de customização, permitindo o uso de textos, texturas e fotos do dispositivo. O app possui um imenso acervo de templates e modelos personalizáveis, incluindo para postagens no formato adequado para redes sociais e logotipos. É uma boa opção para quem precisa elaborar conteúdos informativos e chamativos.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

2. InShot (Android | iOS)

Edite vídeos rapidamente no InShot (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Uma boa estratégia de redes sociais envolve um balanço entre fotos e vídeos. Por isso, possuir um editor de vídeos acessível é importante para aumentar as possiblidades de postagens. O InShot é um dos apps de edição mais populares, com interface intuitiva e formatos para diferentes plataformas, como TikTok, Instagram e YouTube. O app permite, por exemplo, cortar vídeos, adicionar músicas e inserir efeitos visuais.

3. Planoly (Android | iOS)

Planoly agenda publicações e ajuda a organizar o feed (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

O Planoly é um organizador para Instagram e Pinterest. Para quem procura manter o feed do perfil organizado, o app permite pré-visualizar a ordem das fotos publicadas, facilitando a organização. Além disso, é possível agendar publicações no feed e nos Stories e monitorar as postagens com melhor rendimento na rede social.

4. Tagify (Android)

Encontre as hashtags mais utilizadas de acordo com um tema (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

O uso de hashtags é muito imporante para ampliar o alcance de uma publicação, especialmente se estiverem usadas de acordo com a temática do perfil. O Tagify é um gerador de hashtags: basta digitar o termo de pesquisa que está procurando e o app informará 30 categorias similares, com frequência de buscas e que podem ter um bom rendimento nas redes sociais.

5. Estúdio de Criação (Web)

Use a plataforma para publicar no Facebook e Instagram (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

O Estúdio de Criação é uma plataforma criada pelo Facebook para gerenciar o conteúdo da rede e do Instagram. Nele, é possível criar e agendar postagens em diferentes formatos, como publicações no feed, lives e Stories. Após cada postagem, usuários conseguem acompanhar resultados da publicação como alcance e interações. Existe uma versão em formato de aplicativo, mas não possui suporte ao Instagram. A versão no navegador permite gerenciar as duas redes.

6. Instagram (Android | iOS)

Monitore sua atividade dentro do app do Instagram (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Pode parecer redundante, mas o Instagram for Business oferece importantes informações para quem possui conta comercial no app. Ao fazer essa alteração no perfil, a rede social traz informações detalhadas sobre o rendimento de cada publicação, incluindo o horário com maior audiência ativa e a origem dos acessos. Essas métricas ajudam a analisar quais postagens geram uma resposta melhor do público e contribuem para uma estratégia de publicações na rede.

7. InstaBio (Android | iOS)

Agrupe diferentes endereços em um mesmo link (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Uma das limitações do Instagram está na inclusão de links: com exceção do endereço publicado na descrição do perfil, não é possível ser redirecionado a outras páginas. Por conta disso, a expressão "link na bio" é tão utilizada em postagens. O InstaBio cria uma ramificação de links, acessados por um único endereço. Páginas conseguem, portanto, concentrar vários conteúdos em uma só página de acesso, inserindo-a na biografia.

8. Mojo (Android | iOS)

Customize e crie novos modelos de Stories (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Os Stories são uma excelente forma de divulgação de conteúdo. O Mojo cria conteúdos animados voltados para esse formato. São mais de 150 modelos personalizáveis, além de diversas opções de fonte e texto. O aplicativo é uma boa opção para quem deseja fugir das opções tradicionais de edição apresentadas pelas redes sociais.

E quais são os apps que você usa para suas redes sociais? Deixe nos comentários!

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.