Melhores apps para calcular o IMC pelo celular

Melhores apps para calcular o IMC pelo celular

Por André Lourenti Magalhães | Editado por Bruno Salutes | 20 de Agosto de 2021 às 08h00
Mockup: Graphberry

O Índice de Massa Corporal é uma medida desenvolvida para avaliar a proporção entre peso e altura de uma pessoa. Separado entre diferentes níveis, o índice é utilizado como parâmetro pela Organização Mundial de Saúde para identificar casos de baixo peso e obesidade.

A conta do IMC é a divisão entre o peso pela altura ao quadrado da pessoa. Se você não quer fazer essa operação manualmente, não se preocupe: existem calculadoras específicas para essa função e aplicativos de saúde que calculam o índice automaticamente a partir das suas informações. A seguir, veja cinco principais opções para calcular e monitorar o IMC pelo celular.

1. IMC Calculadora Controle Peso

Essa é uma das opções mais simples e diretas para fazer o cálculo do IMC. Basta informar sexo, idade, altura e peso para receber o resultado da conta em alguns segundos. Essa simplicidade justifica os mais de cinco milhões de downloads do app na Google Play Store.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Faça a conta rapidamente (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Após receber o resultado do IMC, é possível conferir a categoria atual e a diferença de peso necessária para o nível considerado saudável. Usando os dados da sua altura e idade, o aplicativo informa qual a faixa de peso considerada ideal para atingir o nível intermediário do índice.

A versão para Android é simples e não conta com anúncios. No iOS, por outro lado, há a exibição de propagandas, e o app cobra R$ 4,90 para removê-las.

2. IMC Calculadora

O IMC Calculadora é mais uma opção rápida para fazer o cálculo, porém apresenta mais recursos do que o item anterior da lista. Além do IMC, o app registra um histórico do peso e permite fazer o cálculo de outras medidas, como a razão entre cintura e estatura.

App faz os cálculos e registra a variação (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Para calcular o IMC, basta digitar idade, peso e altura. O aplicativo rapidamente informa o resultado, posiciona entre os níveis estabelecidos pela OMS e informa a diferença necessária para alcançar o nível considerado ideal. É possível registrar as variações de peso diariamente, e todas as informações ficam armazenadas em um histórico e área com gráficos de variação.

Por fim, o app possui calculadoras para outros índices, como a razão entre cintura e estatura, o percentual de gordura corporal e a taxa de metabolismo basal. No entanto, é necessário informar dados adicionais nos três casos.

3. Saúde

  • Compatibilidade: iOS
  • Preço: gratuito

Se você possui um aplicativo que monitora a sua saúde e seus exercícios físicos, não é necessário fazer o download de uma calculadora avulsa para o IMC. Durante o cadastro nesses apps, é possível informar o peso e a altura, e o cálculo é feito automaticamente. O Saúde, aplicativo nativo do iOS, é um deles.

Aplicativo do iOS calcula o IMC a cada mudança de peso (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

O aplicativo permite o registro de medidas corporais como peso, altura, IMC, circunferência da cintura e temperatura corporal. Portanto, a cada novo registro de peso, é possível adicionar um novo número de IMC com a conta já feita automaticamente. Todos os dados são armazenados em um histórico, um gráfico de variação é criado e há uma lista de sugestões de outros apps para acompanhar o IMC e sincronizar dados com o Saúde.

As funções do app não param por aí: o Saúde pode ser vinculado com diversos apps e dispositivos para obter informações e trazer um resumo completo sobre o seu corpo. É possível registrar atividades físicas, batimentos cardíacos controle de sono, minutos de atenção plena e outras opções.

4. Samsung Health

Outro app popular para monitorar a saúde é o Samsung Health. Basta informar a altura e o peso durante o cadastro para receber um cálculo automático do IMC. O aplicativo permite gravar o peso diariamente, faz a alteração no índice ao mesmo tempo, e disponibiliza um gráfico para acompanhar a variação ao longo dos dias.

Acompanhe a variação do IMC com os registros de peso (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Na tela de peso, também é possível acessar um conteúdo explicativo sobre IMC e gordura corporal, definir uma meta e vincular uma série de balanças inteligentes disponíveis no mercado. Essa não é a única informação que pode ser registrada manualmente no Samsung Health: nível de glicose no sangue, pressão arterial, horário de sono e até a quantidade de água ingerida são outros dados armazenados na ferramenta.

Assim como outros aplicativos do segmento, o Samsung Health tem integração com outros dispositivos, como smartbands e smartwatches, para registrar atividades físicas, mais detalhes sobre o seu sono e quantidade diária de passos. Há, ainda, uma área de comunidade com vídeos, exercícios e desafios.

5. Mi Fit

Assim como as opções anteriores, o Mi Fit é otimizado ao sincronizar com smartbands, smartwatches e outros dispositivos, mas também disponibiliza o controle e o registro manual de informações sobre a sua saúde. Nesse caso, a área de peso compara as suas informações com a mesma faixa de altura e idade e realiza o cálculo do IMC.

Registre e compare o peso (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Desde que já possua a altura registrada, o aplicativo faz uma nova conta do IMC a cada registro de peso e atualiza os gráficos. É possível acompanhar a variação ao longo dos dias, fazer comparações e ainda conferir qual é o peso considerado ideal para encaixar entre os níveis do índice. Em seguida, o app permite traçar objetivos e metas de peso.

O Mi Fit destaca-se no registro dos exercícios físicos. É possível ativar modos para caminhada, corrida e ciclismo, com registro de distância, tempo e queima de calorias. O app compila todas as atividades e permite comparar os seus resultados com amigos pela plataforma.

Você usa outro app? Comente!

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.