10 funções do Samsung Health que você precisa descobrir

Por André Lourenti Magalhães | Editado por Bruno Salutes | 11 de Março de 2021 às 13h30
Divulgação/Samsung

O Samsung Health (Android | iOS) é o aplicativo de monitoramento de saúde e bem-estar da Samsung. Nele, é possível monitorar aspectos como a qualidade do sono, gasto calórico de exercícios e controle da alimentação, além de criar hábitos saudáveis e consultar materiais de apoio para treinos e dietas.

O aplicativo também possui integração aos dispositivos da Samsung para controle de saúde, como o Galaxy Fit e o Galaxy Watch, atualizando automaticamente a cada registro de sono ou atividade desses wearables. No entanto, não é obrigatório possuir um aparelho do tipo para utilizar o app, que aceita registros manuais. A seguir, confira algumas das principais funções do Samsung Health!

1. Controle de alimentação

Insira seu registro de refeições (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Pelo app, é possível adicionar informações sobre cada uma de suas refeições diárias, recebendo uma estimativa do consumo de calorias. É uma medida interessante para quem está em uma dieta e precisa registrar ou acessar o histórico de refeições. Dessa forma, as informações de alimentação podem ficar armazenadas na mesma plataforma com dados sobre exercícios.

2. Quantidade de passos

Calcule a quantidade de passos por dia (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

O Samsung Health pode ser utilizado para calcular a quantidade de passos dados em um dia, incentivando atividades físicas. A conta, nesse caso, pode ser feita utilizando a tecnologia de localização do celular, mas os resultados podem ser diferentes dos exibidos em uma smartband ou smartwatch. Além disso, é possível criar metas diárias para passos.

3. Acompanhamento de peso

Compare informações sobre seu peso (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Quer comparar o resultado da balança com os meses anteriores? No Samsung Health, usuários podem fazer esse tipo de registro manualmente. O app traz o progresso semanal em um gráfico e, caso tenha informado a altura, faz a conta automática do Índice de Massa Corporal (IMC).

4. Informações sobre o sono

Monitore o tempo de sono (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Usuários podem inserir manualmente uma estimativa sobre o tempo de sono por noite e obter relatórios com a média de tempo a cada semana. Com o uso de wearables, essas informações são ainda mais detalhadas: o app exibe o tempo total e divide entre níveis de sono leve, pesado e REM, criando uma pontuação para cada noite dormida.

5. Hidratação

Altere o contador a cada copo de água (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

A hidratação diária é essencial para a saúde. Mesmo assim, dependendo da rotina, é comum que algumas pessoas esqueçam de parar por um tempo para beber água. O Samsung Health oferece um contador diário de copos de água: basta marcar no app e, no final de cada dia, é possível comparar com o consumo da semana.

6. Saúde feminina

Acompanhe o ciclo menstrual (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

O aplicativo possui um calendário do ciclo menstrual, enviando alertas sobre a próxima data de menstruação, período fértil e período de ovulação. Em parceria com o aplicativo Glow, informa sobre possíveis sintomas e ainda disponibiliza gráficos para comparação do ciclo.

7. Controle de glicose no sangue e pressão sanguínea

Mantenha registros de saúde no app (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Se você precisa medir os níveis de glicose no sangue e pressão sanguínea com frequência, os registros podem ser armazenados no Samsung Health. Para a pressão sanguínea, é possível informar se o registro foi feito antes ou depois do uso de medicamentos. Já para os níveis de glicose, usuários podem informar se a consulta foi feita em diferentes situações como jejum, após uma refeição ou antes de dormir.

8. Resumos semanais

Acesse relatórios semanais (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Não tem tempo para analisar cada aspecto do Samsung Health? Não tem problema: a cada semana, o aplicativo envia um resumo com todas as informações obtidas no período. É possível comparar avanços e retrocessos com a semana anterior, além de conferir uma média dos números divididos entre homens e mulheres que utilizam o app.

9. Boa forma

Encontre programas de exercícios e dicas(Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Além do monitoramento, o app disponibiliza acesso a conteúdos sobre saúde e bem-estar através da guia "Boa forma". Em conjunto com outros aplicativos, a seção traz dicas, notícias, programas de exercícios dentro e fora de casa e sessões de meditação. No caso dos programas de exercícios, os usuários conseguem adicioná-los a uma agenda do aplicativo para que não tenham atraso nas datas.

10. Together

Compare seus resultados com a comunidade (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

A seção "Together" ajuda a interagir com a comunidade do aplicativo. Além de adicionar contatos pelo Samsung Health, é possível encontrar desafios diários e semanais para a contagem de passos. Para acessá-la, basta vincular seu telefone celular.

Qual é sua função favorita? Deixe seu comentário!

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.