10 funções do Samsung Health que você precisa descobrir

10 funções do Samsung Health que você precisa descobrir

Por André Lourenti Magalhães | Editado por Bruno Salutes | 11 de Março de 2021 às 13h30
Divulgação/Samsung

O Samsung Health (Android | iOS) é o aplicativo de monitoramento de saúde e bem-estar da Samsung. Nele, é possível monitorar aspectos como a qualidade do sono, gasto calórico de exercícios e controle da alimentação, além de criar hábitos saudáveis e consultar materiais de apoio para treinos e dietas.

O aplicativo também possui integração aos dispositivos da Samsung para controle de saúde, como o Galaxy Fit e o Galaxy Watch, atualizando automaticamente a cada registro de sono ou atividade desses wearables. No entanto, não é obrigatório possuir um aparelho do tipo para utilizar o app, que aceita registros manuais. A seguir, confira algumas das principais funções do Samsung Health!

1. Controle de alimentação

Insira seu registro de refeições (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Pelo app, é possível adicionar informações sobre cada uma de suas refeições diárias, recebendo uma estimativa do consumo de calorias. É uma medida interessante para quem está em uma dieta e precisa registrar ou acessar o histórico de refeições. Dessa forma, as informações de alimentação podem ficar armazenadas na mesma plataforma com dados sobre exercícios.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

2. Quantidade de passos

Calcule a quantidade de passos por dia (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

O Samsung Health pode ser utilizado para calcular a quantidade de passos dados em um dia, incentivando atividades físicas. A conta, nesse caso, pode ser feita utilizando a tecnologia de localização do celular, mas os resultados podem ser diferentes dos exibidos em uma smartband ou smartwatch. Além disso, é possível criar metas diárias para passos.

3. Acompanhamento de peso

Compare informações sobre seu peso (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Quer comparar o resultado da balança com os meses anteriores? No Samsung Health, usuários podem fazer esse tipo de registro manualmente. O app traz o progresso semanal em um gráfico e, caso tenha informado a altura, faz a conta automática do Índice de Massa Corporal (IMC).

4. Informações sobre o sono

Monitore o tempo de sono (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Usuários podem inserir manualmente uma estimativa sobre o tempo de sono por noite e obter relatórios com a média de tempo a cada semana. Com o uso de wearables, essas informações são ainda mais detalhadas: o app exibe o tempo total e divide entre níveis de sono leve, pesado e REM, criando uma pontuação para cada noite dormida.

5. Hidratação

Altere o contador a cada copo de água (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

A hidratação diária é essencial para a saúde. Mesmo assim, dependendo da rotina, é comum que algumas pessoas esqueçam de parar por um tempo para beber água. O Samsung Health oferece um contador diário de copos de água: basta marcar no app e, no final de cada dia, é possível comparar com o consumo da semana.

6. Saúde feminina

Acompanhe o ciclo menstrual (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

O aplicativo possui um calendário do ciclo menstrual, enviando alertas sobre a próxima data de menstruação, período fértil e período de ovulação. Em parceria com o aplicativo Glow, informa sobre possíveis sintomas e ainda disponibiliza gráficos para comparação do ciclo.

7. Controle de glicose no sangue e pressão sanguínea

Mantenha registros de saúde no app (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Se você precisa medir os níveis de glicose no sangue e pressão sanguínea com frequência, os registros podem ser armazenados no Samsung Health. Para a pressão sanguínea, é possível informar se o registro foi feito antes ou depois do uso de medicamentos. Já para os níveis de glicose, usuários podem informar se a consulta foi feita em diferentes situações como jejum, após uma refeição ou antes de dormir.

8. Resumos semanais

Acesse relatórios semanais (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Não tem tempo para analisar cada aspecto do Samsung Health? Não tem problema: a cada semana, o aplicativo envia um resumo com todas as informações obtidas no período. É possível comparar avanços e retrocessos com a semana anterior, além de conferir uma média dos números divididos entre homens e mulheres que utilizam o app.

9. Boa forma

Encontre programas de exercícios e dicas(Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Além do monitoramento, o app disponibiliza acesso a conteúdos sobre saúde e bem-estar através da guia "Boa forma". Em conjunto com outros aplicativos, a seção traz dicas, notícias, programas de exercícios dentro e fora de casa e sessões de meditação. No caso dos programas de exercícios, os usuários conseguem adicioná-los a uma agenda do aplicativo para que não tenham atraso nas datas.

10. Together

Compare seus resultados com a comunidade (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

A seção "Together" ajuda a interagir com a comunidade do aplicativo. Além de adicionar contatos pelo Samsung Health, é possível encontrar desafios diários e semanais para a contagem de passos. Para acessá-la, basta vincular seu telefone celular.

Qual é sua função favorita? Deixe seu comentário!

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.